Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Botelho: projeto que visa tirar MT da Amazônia Legal é "absurdo"

Matéria está em pauta na Câmara Federal; deputado diz que aprovação irá impactar o meio ambiente

30/05/2022 | 09:17 - Atualizada em 30/05/2022 | 09:30

Mídia News

Botelho: projeto que visa tirar MT da Amazônia Legal é

O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) classificou como “absurdo” o projeto de lei que pede a exclusão de Mato Grosso da Amazônia Legal.  

A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, e é de autoria do deputado federal Juarez Costa (MDB).  

Segundo Botelho, a retirada do Estado da área pode gerar prejuízos ambientais. 

“É muito ruim tirar Mato Grosso da Amazônia Legal, que é um patrimônio nosso, do Estado, do país e do mundo. Tirar o Estado da área é prejudicial para o povo mato-grossense e para o meio ambiente. Eu sou terminantemente contra esse projeto”, afirmou o presidente do Legislativo. 

Devido à polêmica do tema, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa discutiu o assunto na última segunda-feira (23).  

Na ocasião, o deputado federal Neri Geller (PP), que é relator do projeto na Câmara e favorável ao texto, acusou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) de usar o tema como “palanque eleitoral”. 

Botelho foi questionado se a discussão em um ano eleitoral não poderia “contaminar” o debate sobre o assunto de interesse público, mas o parlamentar assegurou que não. 

“É um debate que o povo tem que saber quem defende e quem é contra. E aí, aqueles que são a favor de tirar Mato Grosso da Amazônia Legal que votem nessas pessoas”, disse. 

Botelho ainda relembrou que o Estado, é o único no Brasil, que possui três biomas: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. 

“Somos um Estado que tem o privilégio de ter os dois biomas mais importantes da terra que é Pantanal e Amazônia. Tirar Mato Grosso da Amazônia Legal, é como tirar o Pantanal do Mato Grosso. É um absurdo, tenho total repúdio por isso”, disse.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet