Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Vereadora de Canarana causa polêmica após frase gordofóbica durante a última sessão

"Se você vai numa nutricionista e ela for acima do peso, 'cê' vai confiar naquela nutricionista? Eu não!"

08/06/2022 | 15:47

Alternativa

Vereadora de Canarana causa polêmica após frase gordofóbica durante a última sessão

A vereadora Márcia Luft (MDB)

Foto: Reprodução

A fala de uma vereadora do município de Canarana durante a última sessão da câmara tem causado revolta nas redes sociais.

A vereadora Márcia Luft (MDB) fazia uma crítica à secretaria de esportes e prefeitura municipal de Canarana pelas condições do ginásio que acolheu os Jogos Escolares e Estudantis, e ainda mostrou descontentamento por nenhuma equipe local ter conseguido o topo do pódio nas competições.

Em determinado momento a vereadora voltou às críticas aos professores que prepararam os atletas e usou uma frase gordofóbica para embasar o que ela descreveu como crítica construtiva.

"Nós, vamos supor, temos que analisar as pessoas da casa. Se você vai numa nutricionista e ela for acima do peso, 'cê' vai confiar naquela nutricionista? Eu não! Nutricionista tem que ser esbelta, bonita, né, nos 'trinque'. Mesma coisa quem é atleta ou professor de educação física. Então é uma crítica, como meu amigo colega aqui falou, uma crítica construtiva."

A nutricionista Jaqueline dos Santos, do município de Querência, usou suas redes sociais para manifestar a indignação causada pela fala da vereadora.

"Hoje recebi um vídeo de uma vereadora da cidade de Canarana- Mato Grosso. Em que diz não confiar em uma nutricionista gorda. Então eu como nutricionista e gorda preciso me pronunciar sobre. Venho lhe responde cara vereadora. Em primeiro lugar: O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Como no texto acima a senhora como professora de português deve entender o que está escrito. Somos profissionais de saúde, estudamos e nos capacitamos para promover e tratar a saúde das pessoas. E não pra emagrecer! Não pra está nos “trinque” como disse no vídeo. Segundo lugar: isso que você está fazendo é crime e se chama GORDOFOBIA! Eu sou esbelta, bonita e inteligente o suficiente pra saber que um padrão estético não é o suficiente pra definir a minha capacidade profissional. Meus ouvidos “sangram” com essas suas palavras ridículas. Como profissional da educação, vai estudar, antes de sair por aí falando coisas que não sabe, antes de julgar algo sem conhecimento. Por pessoas assim, com esse tipo de pensamento igual o seu, que tem tanta gente cometendo suicídio, tanta gente fazendo cirurgia e procedimentos estéticos e perdendo a vida e a saúde. Lamentável sua postura, uma representante dos moradores dessa cidade, uma pessoa que deveria acolher e ensinar, está proliferando a discriminação e gordofobia entre as pessoas. Espero que você vá estudar sobre tudo isso. E repense suas atitudes. E te peço, se for pra falar *****, fica de boca fechada! Por favor. Uma vida de luz pra você, e que você melhore. Jaqueline dos Santos Nutricionista "

Outro comentário deixado no próprio link da transmissão da sessão, que aconteceu no dia 06/06, defendeu os profissionais da educação física e disse esperar uma retratação por parte da vereadora.

"Bom dia sobre a fala da nobre Vereadora Márcia Luft. Creio que foi, desrespeitosa aos Professores de Educação Física que atuaram no jogos. Eu mesmo conheço e convivo com o Paulo Paulo Cesar Dendena e sei do que ele faz no futsal e eu ajudei na preparação dos atletas. Sobre chamar os professores de "gordos" que não são confiáveis creio que a Sra. extrapolou em suas prerrogativas creio eu até cometeu erro de não conhecer os profissionais no seu dia a dia. Não confunda ser sincera com falta de educação. Não confunda imunidade parlamentar com grosseria. Eu se fosse os professores da Sejel Canarana pediriam explicações a Sra. O maior técnico de futsal do Brasil é o Ferreti multicampeão de futsal chegou no auge do seus títulos a pesar 168kg. O que o professor faz é ensinar. Por isso espero uma retratação. Viva os professores de Educação Física de Canarana viva a Sejel Canarana."

Por telefone, o presidente da Câmara de Vereadores de Canarana, vereador Paulo José Gonçalves, o Paulinho Enfermeiro (DEM), afirmou à reportagem da TV Querência/Rádio Alternativa que que a Câmara não irá se manifestar sobre o assunto. Ele disse que a vereadora Professora Márcia usou o direito de fala da Tribuna Livre, e que os profissionais que por ventura possam ter se sentido ofendidos com a fala da vereadora tem direito de recorrer à mesma tribuna e solicitar a retratação da vereadora, se assim acharem pertinente.

Já a vereadora Professora Márcia disse que seu intuito foi criticar as condições em que os Jogos Escolares foram recebidos no município e que em momento algum teve a intenção de cometer gordofobia ou ofender quem quer que seja. Sobre o comentário que acabou gerando toda a polêmica a vereadora afirmou: "Fui infeliz nessa colocação apenas".

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet