Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

MT vai coletar dados sobre agricultura familiar para subsidiar políticas; Querência na lista

Coleta de dados iniciará nesta quarta em quatro cidades pilotos: Alta Floresta, Cotriguaçu, Querência e Várzea Grande

23/06/2022 | 09:16 - Atualizada em 23/06/2022 | 09:34

Redação

MT vai coletar dados sobre agricultura familiar para subsidiar políticas; Querência na lista

Representantes de dez entidades se reuniram para participar do ‘Workshop Metodologia de Implementação do Seiaf’, no auditório da Controladoria Geraldo Estado (CGE)

Foto: Reprodução

O Governo de Mato Grosso irá coletar dados para identificar o volume, tipos de produtos comercializados e qual o retorno financeiro que os itens cultivados por agricultores familiares promovem. Essas informações vão subsidiar as futuras políticas públicas da agricultura familiar estadual. 

A busca será coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), que promoveu nesta terça-feira (21.06) o “Workshop Metodologia de Implementação do Seiaf” para dar aplicabilidade a essa ação. 

O evento foi realizado no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE) e reuniu todas as sete entidades envolvidas na elaboração do questionário a ser utilizado na coleta de dados. 

A previsão é de que em 2023 seja realizada a busca das informações específicas sobre a agricultura familiar Mato Grosso, que possa levantar as particularidades de cada região, com mensurações de quantidades de cada cultivo e criação. Se isso ocorrer, Mato Grosso será o primeiro Estado brasileiro a realizar essa coleta exclusiva sobre o segmento, de forma sistematizada e específica. 

Com os dados colhidos, o conteúdo será destinado para alimentar o Sistema Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seiaf-MT), criado para abrigar as informações e gerir as futuras ações públicas que o Estado pretende adotar.   

“Para esse trabalho pioneiro precisaremos do apoio não apenas das prefeituras, como também de associações, cooperativas, organizações não governamentais, instituições de ensino, sindicatos e consórcios municipais, porque cada cidade tem uma particularidade, que precisa ser levada em consideração na hora de buscarmos essas informações”, comenta o superintendente de Agricultura Familiar da Seaf, George Lima, responsável pela ação. 

Além de áreas rurais, também serão foco da coleta de dados assentamentos e comunidade tradicionais.  

A coleta de dados começará nesta quarta-feira (22.06) em quatro cidades pilotos: Alta Floresta, Cotriguaçu, Querência e Várzea Grande. Após essa fase, o grupo de trabalho voltará a se reunir para aprimorar ou realizar ajustes que forem necessários, para então promover a coleta de dados em todo o território estadual. 

Para o coordenador do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi) da Faculdade UnB de Planaltina (FUP), Mário Lúcio de Ávila, um dos participantes do workshop, o principal desafio do material coletado é transformar os dados em informação. 

“Coletar é trabalhoso e caro, mas não o mais importante dentro desse processo. O mais importante é fazer a leitura do que for coletado, de modo que o Estado possa ter tomadas de decisões que efetivamente sejam para atender aquele cidadão que hoje vive da venda dos itens que ele cria ou cultiva”, comenta Mário Avila. 

“Hoje, a maioria das políticas públicas é feita dessa mesma forma. Fazem de modo geral, onde as vezes, a necessidade do cidadão da região sul é diferente daquele da região norte, por exemplo”, acrescenta o coordenador da Cegafi. 

Além do Governo do Estado, o grupo de trabalho reúne as seguintes instituições: Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), PAGE, Programa Global REDD Early Movers (REM),  Produzir, Conservar e Incluir (PCI), Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Parceria para a Economia Verde em Mato Grosso (PAGE).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet