Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Embrapa promove capacitação e dia de campo sobre ILPF na região do Norte Araguaia

01/07/2022 | 08:03

Redação

Embrapa promove capacitação e dia de campo sobre ILPF na região do Norte Araguaia

Foto: Reprodução

Nesta sexta e sábado a Embrapa Agrossilvipastoril promoverá em Confresa, mais um módulo da capacitação continuada de técnicos sobre integração lavoura-pecuária-floresta e agricultura de baixa emissão de carbono no Vale do Xingu. O curso é restrito a convidados e contará com um dia de campo, aberto ao público interessado, que será na Fazenda Piraguassu, no município de Porto Alegre do Norte.

A capacitação é realizada em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso – campus Confresa, instituição que sediará as atividades. A programação abordará a evolução do uso da terra na região, os fundamentos técnicos dos sistemas ILPF, manejo de propriedades rurais para cultivo de alta rentabilidade, saúde do solo, estabelecimento e manejo de pastagens, orçamentação forrageira, inovações técnicas em sistemas ILP e a gestão da reprodução animal em sistema ILP com foco na estação de monta invertida.

A capacitação é destinada a profissionais de assistência técnica e extensão rural, estudantes de cursos de agrárias que estejam cursando o último período e produtores rurais com formação técnica.

Dia de campo

O dia de campo sobre integração lavoura-pecuária da parceria Embrapa/Senar-MT no baixo Araguaia mato-grossense será realizado no sábado, dia 2, como parte da programação da capacitação. O evento terá início às 7h30, na área de confinamento da fazenda Piraguassu, no município de Porto Alegre do Norte.

O dia de campo é aberto para participação de qualquer pessoa interessada, sendo o foco em produtores rurais, técnicos, profissionais ligados ao setor agropecuário e estudantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento.

Após a abertura, será feita uma apresentação geral sobre a evolução da integração lavoura-pecuária na fazenda e sobre os benefícios do sistema de plantio direto. Na sequência, terá início um circuito com três estações técnicas.

A primeira estação terá como tema a reprodução animal, abordando os avanços tecnológicos da reprodução animal na integração lavoura-pecuária com foco na estação de monta invertida. O palestrante será Ricardo Surjus, da Parceiros Agronegócios.

A estação dois abordará os solos, com palestras sobre o balanço de nutrientes na ILP dentro da modalidade boi safrinha, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Flávio Wruck, e sobre a tecnologia de bioanálise de solo BioAS para a avaliação da saúde do solo, ministrada por Renato Candido, do laboratório Solos & Plantas.

A terceira estação terá foco nos consórcios de segunda safra. Felipe Saud, da Ímpar Consultoria, falará sobre os consórcios de milho e sorgo com braquiárias na fazenda Piraguassu, e Orlando Oliveira Júnior, da Embrapa Agrossilvipastoril, apresentará os novos consórcios promissores para safrinha na ILP com foco nos serviços ecossistêmicos.

O dia de campo é realizado pela Embrapa, Senar-MT e Grupo Itaquerê. O evento conta com apoio da Famato Jovem Confresa, IFMT, Unipasto, Laboratório Solos & Plantas, UFMT, Gepi, Parceiros Agronegócios, Ímpar Consultoria, Ello Rural, Vida Rural MT e Sindicato Rural de Confresa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet