Terça-feira, 16 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Comandante do Núcleo de Bombeiros de Confresa ressalta que morador que atear fogo durante período proibitivo pode ser preso

É possível denunciar anonimamente a pessoa que atear fogo por meio do 0800 647 7363

14/07/2022 | 09:06

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Comandante do Núcleo de Bombeiros de Confresa ressalta que morador que atear fogo durante período proibitivo pode ser preso

Foto: Reprodução/Ilustrativa

O período proibitivo do fogo em Mato Grosso teve início no dia 13 de abril e deverá perdurar até o dia 30 de outubro, meses em que a chuva é quase escassa em todo o Estado e devido ao sol e calor intensos, os riscos de incêndio aumentam.

Em entrevista ao site Olhar Alerta, o Tenente Gomes, Comandante do Núcleo do Corpo de Bombeiros de Confresa, afirmou que o período proibitivo de que trata o decreto, serve para proteger o meio ambiente, a fauna e flora.  Por ser período de forte seca, torna-se fácil a propagação do fogo, e isso caso não fosse proibido, traria grande prejuízo. Caso houvesse a autorização de queima controlada o proprietário poderia usar o fogo e perder o controle, assim causar um incêndio florestal.

Além do mais, segundo ele, as queimadas trazem riscos à saúde, principalmente, de crianças e idosos e prejuízo financeiro aos moradores: “recentemente combatemos um incêndio em residência que iniciou em terreno e se propagou para casa, trazendo prejuízo ao proprietário”.

Atear fogo em propriedades tanto urbanas como rurais é crime e, caso autuado, o infrator deverá cumprir penas que variam de seis meses à quatro anos, além de multa.

Ao perceber um foco de incêndio, o munícipe deve acionar os Bombeiros por meio do 193. Gomes ressaltou que quando o caminhão sai para combater qualquer incêndio, independente da proporção, é utilizado a água do veículo, e caso ocorra algum outro incêndio maior, será necessário encher novamente o caminhão para depois se deslocar até o local.

É possível denunciar anonimamente a pessoa que atear fogo por meio do 0800 647 7363. O infrator pego em flagrante pode, ainda, ser preso pelo Corpo de Bombeiros.

O Tenente ressaltou, ainda, que para auxiliar o efetivo nesse momento crítico, está em andamento um processo seletivo para contratação de 6 brigadistas e a previsão é de iniciarem em agosto.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet