Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Após curso, morador de São Félix do Araguaia empreende e comercializa mais de 400 kg de derivados

O Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais oferta capacitações na área de transformação caseira de derivados e embutidos de carne suína, bovina e frango

15/07/2022 | 07:58

Redação

Após curso, morador de São Félix do Araguaia empreende e comercializa mais de 400 kg de derivados

Foto: Reprodução

A menos de um ano, a Colonial Linguiças Artesanais e Charcutaria já comercializa 450 kg de linguiças e 150kg de defumados mensalmente em São Félix do Araguaia e região. A ideia do empreendimento surgiu em meio a pandemia de Covid-19, graças a uma capacitação ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural.

Após o curso de Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína e a aquisição de novos conhecimentos, a fama das receitas alcançou amigos e familiares que incentivaram a comercialização e se tornaram os primeiros clientes. Rogério de Brito já havia produzido derivados antes, mas nunca havia pensado em comercializar. “Somos da roça, a gente produzia derivados desde pequeno, mas era para consumir. Cozinhar era um hobby, nunca tinha pensado em produzir para vender”, afirma.
 
Os produtos são embalados à vácuo e já estão legalizados pelos órgãos de inspeção. Dentre os alimentos disponíveis atualmente estão seis tipos de linguiças como as tradicionais, caprese e cuiabana; manta de linguiça recheada com queijo, azeitona e tomate e derivados como salames.

Com a diversificação, a clientela ultrapassou o limite de São Félix do Araguaia e hoje se estende para toda a região nordeste do estado. A expectativa de Rogério é duplicar a quantidade de produto comercializada e alcançar a meta de uma tonelada de linguiças e salames vendidos mensalmente.

“Queremos alcançar esse objetivo, ampliando a comercialização para redes de supermercado e parceiros da região”. Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, André Vitaliano, o beneficiamento pode ser uma alternativa de renda em momentos de crise. “Essa profissão de charcutaria nos orgulha muito. Nos cursos ensinamos receitas que agregam valor ao produto, seja para consumo próprio ou para comercializar na comunidade, possibilitando novas rendas”, destaca.

Cursos – O Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais oferta capacitações na área de transformação caseira de derivados e embutidos de carne suína, bovina e frango, e de cortes especiais de carne bovina. Para o segundo semestre há mais de 200 cursos programados nesta área.

Os cursos não possuem custo aos participantes graças aos recursos já investidos pelos produtores rurais do estado. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural da sua localidade e verificar turmas disponíveis.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet