Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

74% das cidades de MT estão com risco alto e muito alto para Covid-19; Confresa e Santa Cruz do Xingu na lista

Até o momento, Mato Grosso tem mais de 800 mil casos confirmados da doença

21/07/2022 | 08:11

Redação

74% das cidades de MT estão com risco alto e muito alto para Covid-19; Confresa e Santa Cruz do Xingu na lista

Foto: Reprodução

Em Mato Grosso, 105 (74,46%) dos 141 municípios estão com a classificação de risco alto ou muito alto para transmissão do coronavírus, que causa a Covid-19.

Somente nos últimos 14 dias, o Estado contabilizou 16.657 novas notificações da doença, o que representa uma incidência de 478,04 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Do total, 75 cidades apresentam taxa de 500 casos por 100 mil pessoas, no mesmo período.

Dentre elas, estão Reserva do Cabaçal, Porto Estrela, Santa Cruz do Xingu, Matupá, Figueirópolis d’Oeste, Castanheira, Acorizal, Lucas do Rio Verde, Poxoreo e Barra do Bugres.

Já outros 34 municípios registram incidência de 150 a 499 casos/100 mil.

Na lista estão Poconé, Campinápolis, Tesouro, General Carneiro, Confresa, São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, São Felix do Araguaia, Guiratinga e Nova Canaa do Norte.

As duas maiores cidades em termos populacionais do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, têm risco moderado, com incidência de 25 a 150 casos a cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

Com esta mesma classificação estão outros 24 municípios.

Os demais apresentam risco baixo (5) e estão sem classificação (5), o que quer dizer que não possuiu ou não registrou nenhum novo caso no sistema estadual no mesmo período analisado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a classificação de risco serve orientar as gestões municipais quanto a implementação ou manutenção de medidas de biosseguranças ou de prevenção contra o vírus, a exemplo do uso de máscaras em ambientes fechados.

Até o momento, Mato Grosso tem mais de 800 mil casos confirmados e 15.108 mortes em decorrência da Covid-19.

Os dados são do Painel Epidemiológico da SES-MT, documento que é atualizado diariamente, com base nos dados fornecidos pelas secretarias municipais de saúde.

VACINAÇÃO INFANTIL – Até o início da tarde de terça-feira (19), ainda não havia uma definição sobre o início da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos, que em Mato Grosso abrange um grupo de cerca de 100 mil pessoas.

A imunização desse público infantil com a coronavac foi autorizada, na semana passada, pelo Ministério da Saúde, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida deve constar em resolução da SES-MT com orientações para que os 141 municípios para o início da vacinação das crianças de 3 a 5 anos.

Até então, o país só tinha vacinas autorizadas para crianças a partir de 5 anos, neste caso, sendo recomendada a Pfizer.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet