Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Santa Terezinha é a cidade do Norte Araguaia que mais tem votos ao PT e Alto Boa Vista na direita

Apenas 15 cidades de MT votaram majoritariamente no PT; saiba quais

21/07/2022 | 08:34

Gazeta

Santa Terezinha é a cidade do Norte Araguaia que mais tem votos ao PT e Alto Boa Vista na direita

Foto: Reprodução

Considerado um Estado 'bolsonarista', Mato Grosso tem apenas 15 cidades em que historicamente o PT tem mais votos que os seus adversários. Já os outros 126 municípios, o PT sempre tem votos inferiores aos adversários. A informação é do jornal O Globo que fez um levantamento nacional desde as eleições de 2002, quando o ex-presidente Lula (PT) foi eleito pela primeira vez presidente da República. Naquele mesmo ano, Lula venceu em Mato Grosso o seu adversário, José Serra (PSDB).  

De acordo com o levantamento a cidade que mais vota no PT é Barão de Melgaço (113 KM ao sul de Cuiabá), com 69,94% nos últimos 20 anos.  Além de Barão, o PT tem votos favoráveis em General Carneiro, Cocalinho, Santa Terezinha, Nova Olímpia, Santo Antônio do leverger, Jangada, Poconé, Acorizal, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Rondolândia e Chapada dos Guimarães.  
 
"Foram levados em consideração os votos em primeiro turno dos principais postulantes à presidência da República ao longo desse período. Numa eleição polarizada como a deste ano, o levantamento indica em quais pontos do mapa a legenda do líder das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá encontrar mais ou menos facilidade", diz trecho da reportagem assinada pelo jornalista Dimitrius Dantas.

Em Cuiabá, por exemplo, a média nestes 20 anos, é que o candidato do PT à presidência alcancou apenas 35,95% de votos. Em Várzea Grande o PT alcançou 45,91%. Em Rondonópolis 38,48%, Barra do Garças 38,11% e Sinop 20,32%.  

Em compensação a 5ª cidade que se vota em candidaturas de direita do país desde 2002 é Colíder (650 KM ao norte da capital). O PT teve nestes 20 anos apenas 6,44% dos votos.  

Já Alto Boa Vista é a décima cidade do país em que mais se vota em candidato de direita para à presidência. De acordo com o levantamento, 91,84% dos eleitores de lá, preferiram qualquer outros candidatos do que os do PT.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet