Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
informe o texto

Notícias | Cidades

IBGE começa o censo demográfico em Santa Terezinha; expectativa é visitar todos os domicílios do município

A pesquisa, que foi adiada por dois anos por conta da pandemia, terá duração de três meses

04/08/2022 | 08:15

Redação

IBGE começa o censo demográfico em Santa Terezinha; expectativa é visitar todos os domicílios do município

Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta segunda (1º) à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. A pesquisa, que foi adiada por dois anos por conta da pandemia, terá duração de três meses e a estimativa do órgão é visitar nesse período 89 milhões de endereços em todo o Brasil.

De acordo com o IBGE, cerca de 183 mil recenseadores, que são as pessoas que visitam as residências e fazem as pesquisas, estarão presentes nos 5.570 municípios do país. “São 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas”, informa o instituto.

Ainda de segundo com o órgão, durante a pesquisa serão aplicados dois tipos de questionários: o básico, com 26 questões, leva em torno de 5 minutos para ser respondido e o questionário ampliado, com 77 perguntas. Esse deverá ser aplicado em apenas 11% dos domicílios brasileiros e leva cerca de 16 minutos para ser respondido.



Em apoio à pesquisa, a Prefeitura de Santa Terezinha disponibilizou um espaço para a equipe do IBGE que fará o censo no município e também tem dado todo o suporte ao instituto para a boa realização das atividades censitárias locais. Veja abaixo como identificar os recenseadores.

Neste sentido, para saber como será feita a coleta domiciliar de informações, conversamos com o agente censitário municipal (ACM), Maile Vieira Oliveira, que na ocasião aproveitou para agradecer o apoio dado pelos poderes executivo e legislativo do município.

“Em nome do IBGE quero agradecer à Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, na pessoa do prefeito Thiago Castellan Ribeiro, por todo o apoio e disponibilidade de sempre, assim como à Câmara Municipal que também tem nos ajudado!”, destacou.

Confira a entrevista e fique por dentro do Censo Demográfico 2022.

Veja abaixo como identificar os recenseadores.

O censo do IBGE teve início em todo o país em 1º de agosto. Como será realizada a pesquisa em Santa Terezinha?

Os nossos recenseadores contratados pelo IBGE, vão visitar cada domicilio de Santa Terezinha, aplicando os questionários, fazendo as devidas perguntas elaboradas pelo instituto a todos os moradores residentes em nosso município.

Quantos recenseadores trabalharão na coleta de dados do município?

Estamos com seis recenseadores contratados no município. Todos já passaram pelo treinamento e estão aptos para o trabalho. Também estamos com um processo de inscrição complementar em aberto, para preencher a última vaga disponível, haja vista que, são sete vagas para recenseador em Santa Terezinha.

A equipe atual é composta pelos recenseadores: Anne Karoline Venâncio Oliveira, Danielly Teixeira Rodrigues, Márcia Pereira Glória, Maria Divina Santos Bezerra, Marly Martins Alves da Silva e Thelma Oliveira Ribeiro Carlos.

Quais tipos de perguntas a população irá responder este ano?

A população vai responder perguntas sobre as características do local em que vive, cor, raça, religião, trabalho, renda, educação, deslocamento para o trabalho e estudo, quantidades de moradores da residência, por exemplo. Além disso, no censo deste ano, nós temos uma novidade que são as perguntas sobre autismo, tema que não era abordado nos censos anteriores.

Toda comunidade de Santa Terezinha (da cidade, do interior e das aldeias indígenas) irá receber a visita dos recenseadores?

Sim, toda a população em geral do nosso município de Santa Terezinha, seja zona rural, urbana ou aldeia indígena, irá receber a visita dos nossos recenseadores. Não vamos deixar ninguém de fora do censo, cada cidadão e cidadã é muito importante para o IBGE. Vamos passar em cada domicílio, seja onde for.

Por que é importante que a população de Santa Terezinha receba os pesquisadores e responda aos questionários?

É de extrema importância que cada cidadão e cidadã de Santa Terezinha receba nossos recenseadores e responda de forma correta aos questionários, porque o IBGE busca a cada 10 anos fazer um retrato do Brasil, saber quem somos, onde estamos e como vivemos. Todos estes dados das pesquisas poderão ser utilizados pelos governos federal, estadual e municipal para identificar onde será necessário um maior investimento em saúde, educação, saneamento básico e em políticas públicas como um todo.

Quais tipos de benefícios a coleta dos dados do censo pode trazer para o município?

Pode trazer diversos benefícios, pois em posse destes dados de forma unificada, o chefe do poder público municipal poderá solicitar mais verbas e benefícios para determinada área, definir as prioridades e saber quais áreas necessitam maior investimento, seja na saúde, educação, infraestrutura, atenção básica, etc.

Qual mensagem a equipe de recenseadores do IBGE deixa para a população de Santa Terezinha?

Gostaríamos de pedir a colaboração de toda a população do município de Santa Terezinha para que receba de braços abertos nossos recenseadores, que os ajude a realizar um trabalho de coleta de qualidade, informando corretamente as respostas dos questionários.

Não é preciso ficar com receio de prestar as informações pessoais porque esses dados são sigilosos. Todos os recenseadores estarão devidamente identificados com itens oficiais do IBGE: colete, boné, crachá contendo nome completo, foto e QR Code para que cada pessoa possa verificar a identidade do profissional.

Colabore com o Censo 2022, pois os benefícios são para todos nós.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet