Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Face e Vivo terão que fornecer dados de autores de mensagens

Segundo magistrado, o material macula a imagem e a honra do senador filiado ao PL

13/08/2022 | 10:02

Redação

Face e Vivo terão que fornecer dados de autores de mensagens

O senador Wellington Fagundes, que tenta a reeleição

Foto: Reprodução

O juiz eleitoral Abel Sguarezi acatou o pedido do PL e determinou que a Vivo e o Facebook forneçam nomes, dados, endereços e informações cadastrais disponíveis para identificar os proprietários das linhas telefônicas (65) 99645-6390 e (46) 9105-8068, além da quantidade de dados móveis consumidos por tais linhas no período de 1º de junho a 29 de julho.  

Além disso, também que Facebook informe o endereço de acesso/utilização do aplicativo WhatsApp pelos números acima citados. 

Por meio dessas linhas telefônicas foi disparado vídeo com conteúdo inverídico e difamatório contra o senador Wellington Fagundes, candidato à reeleição. Segundo o juiz, o material macula a imagem e a honra do senador filiado ao PL.  

A defesa de Wellington argumentou que além de parte das informações veiculadas não serem verdadeiras, a forma utilizada para a sua propagação é vedada. 

As mensagens são oriundas de destinatários desconhecidos, impossibilitando formular direito de resposta, aforar representação por propaganda eleitoral negativa antecipada, ou mesmo postular proibição de envio pois não se sabe os autores dos referidos disparos.  

Além disso, segundo a assessoria do senador, há fortes indícios na espécie do uso de robôs ou bots e de perfis falsos para a realização dos envios, sendo aqueles capazes de distribuir, em escala industrial, mensagem pré-programadas, a fim de disseminar fake news contra o PL e a seus filiados.  

Assim que a Vivo e o Facebook responderem à determinação da Justiça Eleitoral, o juiz vai analisar o pedido do PL de impedimento provisório das linhas (65) 99645-6390 e (46) 9105-8068 de utilizarem o aplicativo WhatsApp.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Guilherme correia Guimarães Neto 13/08/2022 | 11:58

    Um dos piores políticos de Mato Grosso só aparece em época de eleição se depender do meu não ganha as eleições

 
Sitevip Internet