Imprimir

Imprimir Notícia

11/03/2020 | 08:39 | Atualizada: 11/03/2020 | 08:53

Secretaria vai realizar encontro para discutir plano estadual de esporte e lazer em Confresa

O plano estadual que norteará as políticas públicas de esporte e lazer de Mato Grosso entrará em breve em mais uma fase importante para sua implantação. Neste mês, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) dará início a uma série de encontros regionais formativos para que a proposta seja apreciada junto com demais ações de fortalecimento do Sistema Estadual de Esporte e Lazer.

Realizados em sete polos regionais do Estado, os encontros objetivam apresentar aos gestores de todos os municípios mato-grossenses os três pontos fundamentais para a consolidação das políticas públicas de esporte e lazer nos âmbitos estadual e municipal.  Na programação, a Secretaria levará informações e orientações para a criação e/ou fortalecimento dos Conselhos, Planos e Fundos municipais, o chamado CPF do esporte e lazer em Mato Grosso.

O município de Confresa sediará o encontro dos municípios da região Nordeste mato-grossense - a primeira a receber a agenda de encontros que inicia no dia 31 de março. As discussões prosseguem até o dia 09 de abril nas demais regiões do Estado, conforme cronograma abaixo. 

Região                                            Data                                       Cidade-sede do Encontro

Nordeste                                         31/mar                                              Confresa

Médio Norte                                  01/abr                                                Tangará da Serra

Leste                                               02/abr                                                Barra do Garças

Noroeste                                        03/abr                                                Juína

Sul/Sudeste                                   07/abr                                                Primavera do Leste

Norte e Centro Norte                   08/abr                                                Sinop

Oeste e Sudeste                             09/abr                                               Cáceres

Os encontros regionais formativos serão uma das últimas etapas para a conclusão do plano estadual que já passou por análises no Conselho Estadual de Desporto (Consed) e no encontro de gestores municipais, além de ter sido disponibilizado para consulta pública online.  

Com metas e estratégias para um prazo de 10 anos, o documento busca estabelecer avanços na criação de espaços de práticas esportivas e na valorização dos profissionais da área.  Além disso, visa promover um debate sobre o esporte e lazer enquanto política pública, como direito de todo cidadão.

A proposta inicial do documento foi dividida em sete eixos: esporte e educação, esporte de rendimento, iniciação esportiva, esporte de participação, esporte de inclusão, profissionais e estruturas de esporte e lazer. 

“A construção do plano estadual é um grande passo para a democratização do  acesso ao esporte e ao lazer. Sua elaboração começou no ano passado e, graças ao engajamento de nossa equipe, ele segue avançando. Em breve, o Estado terá um plano com as diretrizes do setor que terá sido feito com a participação dos municípios e de toda a sociedade”, explica o titular da Secel, Allan Kardec.

O documento pode ser acessado no site http://www.esportes.mt.gov.br/-/13714509-plano-estadual-de-esporte-e-lazer.
 
 Imprimir