Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 | 08:00

Veterinário de Confresa ressalta cuidados que a população deve ter após cidade ter focos de leishmaniose

A cidade de Confresa apresentou, nos últimos meses, alguns focos de leishmaniose em animais, e essa doença pode acarretar diversos problemas para a população.

Em entrevista à redação do site Olhar Alerta, Tiago Morais, médico veterinário da Vigilância Sanitária, disse que a leishmaniose é uma doença transmitida do animal para o ser humano por meio do conhecido mosquito palha. Trata-se de um parasita que pode se instalar na pele do ser humano e evoluir para os órgãos.

O animal pode conviver anos com a enfermidade e não apresentar nenhum sinal, contudo, dentre seus sintomas estão problemas de pele, oculares e ainda, unhas que crescem fora do comum. Já no ser humano, a pele pode manifestar uma ferida que parece uma picada, contudo, ela cresce rapidamente e tem o formato redondo, além de sudorese noturna, febre, dores abdominais e distensão do abdômen.

A leishmaniose pode causar a morte tanto de animais como de seres humanos, mas Tiago explica que o custo do tratamento para os bichos é alto e nem sempre eficaz. Na maioria das vezes, é necessário que ele seja sacrificado.

O ser humano que perceber os sintomas deve procurar uma unidade de saúde para dar início ao tratamento.

Tiago ressaltou que, em poucos meses, diversos casos de leishmaniose, em especial em crianças, foram notificados. Existem focos da doença no município de Confresa e alguns já foram constatados na zona rural. O proprietário que perceber os sintomas em seus animais deve procurar um veterinário para que uma coleira que afaste mosquitos transmissores seja colocada em seu mascote, após isso novas providências devem ser tomadas.
 
 Imprimir