Imprimir

Imprimir Notícia

22/02/2021 | 07:08

Santa Terezinha lança Programa Porteira Adentro para dar suporte e incentivar a agricultura familiar

A Prefeitura de Santa Terezinha lançou na terça-feira, 16 de fevereiro, o Programa Porteira Adentro. A iniciativa visa incentivar e dar suporte aos agricultores familiares de todo o município, proporcionando melhor qualidade de vida, condições de trabalho e otimizando a mão de obra dos trabalhadores rurais.

O lançamento do programa aconteceu no pátio da Secretaria de Obras de Santa Terezinha e contou com a presença do prefeito Tiago Castellan, da Engenheira Agrônoma da Empaer Rosinei Aparecida Santos, Secretário de Obras José Carlos Ferreira, Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente Geraldo Arguelho e o Chefe de Gabinete Israel Martins.

Entre as ações que serão desenvolvidas pelas secretarias estão a adequação de estradas que dão acesso às propriedades rurais incluindo as sedes e os currais, com encascalhamento que possibilitem trafegabilidade para o escoamento da produção dos agricultores familiares do município.

A execução do programa seguirá um cronograma inicial de três meses pelas comunidades e assentamentos P.A. Presidente, P.A. Porto Velho, Reunidas I e II, Assentamentos Buriti e Nova Esperança, Gleba Carlos Pelicioli e Comunidade Lago Grande.

Para o prefeito Tiago Castellan o programa será importante para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Esse é um primeiro incentivo, é um programa planejado para nossos pequenos produtores, a gente colocou e trabalhou no nosso plano de governo umas ações rápidas, ações objetivas que vem incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar. Um mês e quinze dias após assumir o mandato a gente lança nosso primeiro programa e contamos com o apoio da população”, destacou o prefeito.

O secretário de obras José Carlos comentou sobre o apoio da pasta na execução do programa. “A secretaria de obras estará fornecendo o apoio necessário ao programa lançado pelo nosso prefeito, programa da Porteira Adentro, Prefeito Tiago num esforço tremendo nesse início de ano conseguiu recuperar duas máquinas que estavam totalmente danificadas, obsoletas, conseguimos recuperar também a retroescavadeira tão importante e necessária nesse serviço que vai ser efetuado”, destacou o secretário.

O secretário de agricultura Geraldo Arguelho disse que irá acompanhar de perto o desenvolvimento do programa Porteira Adentro. “Estarei fazendo acompanhamento desse trabalho, juntamente com a parte técnica da Empaer, juntamente com o Zé Carlos, que é o secretário de obras. Estaremos fazendo esse trabalho com apoio do nosso prefeito Tiago e com apoio da população que necessita muito desse trabalho, desse apoio da nossa prefeitura, da nossa secretaria”.

A Engenheira Agrônoma Rose falou sobre o suporte técnico que será prestado pela instituição. O programa proporcionará a melhoria da qualidade do leite, já que o produtor tem uma melhoria da sua área de trabalho e consequente também teremos o diagnóstico da nossa bacia leiteira, ela está defasada e com o programa Porteira Adentro, que é um diagnóstico que nós vamos estar aplicando, nós também estaremos levantando indiretamente os dados econômicos da nossa bacia leiteira do município”, ressaltou a engenheira agrônoma.

Ao final do lançamento do programa o prefeito Tiago Castellan fez questão de destacar e agradecer o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Obras que não tem medido esforços no trabalho de recuperação das máquinas e veículos, que foram encontradas em situação crítica e estão passando por manutenção para atender as demandas do município.
 
 Imprimir