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13/04/2021 | 09:46

Compras online crescem e consumidores usam mais formas digitais de pagamento

O crescimento do comércio online é uma das consequências mais evidentes da pandemia da covid-19 nos hábitos econômicos e financeiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de pagamentos efetuados por meios digitais alcançou R$ 1,38 trilhão no Brasil em 2020 – R$ 306,9 bilhões desse total foram em compras não presenciais. A expectativa é que a tendência se mantenha com força em 2021. A previsão da Abecs é de que, em 2021, as compras digitais tenham uma alta de 20% em relação ao ano passado.

Uma pesquisa do instituto Ipsos concluiu que a migração dos consumidores para as formas digitais de pagamento está se acelerando. Entre a geração millenium, que vai, hoje, dos 24 aos 39 anos, 76% usam carteiras digitais, segundo a pesquisa, que ouviu 2 mil adultos.

O número de brasileiros que possuem cartão de crédito chega a 42 milhões, segundo a consultoria Vindi. A modalidade de pagamento tem a vantagem crucial de possibilitar o parcelamento sem juros, o que acaba atraindo muitos consumidores. Além disso, o cartão de crédito torna a transação simples e prática, pois o consumidor só precisa preencher formulários uma única vez. Para as empresas, o cartão de crédito é uma opção segura que envolve poucos riscos e a taxa cobrada pelas operadoras em cada transação é relativamente baixa.

O pagamento por boleto é um sistema mais ultrapassado, mas, ainda assim, muito importante, já que, segundo a Vindi, 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco, e o boleto pode ser pago sem precisar de uma conta. Basta que o consumidor passe em um caixa bancário ou em uma lotérica. Por isso, é a segunda modalidade mais usada em compras online, atrás apenas do cartão de crédito. Outro fator que leva consumidores a optar pelo cartão de crédito é a habitual desconfiança em informar dados bancários online.

O problema do boleto é que o processo de pagamento está sujeito aos horários de funcionamento dos sistemas internos dos bancos, o que pode atrasar a transação. Se o consumidor não possuir conta em banco, terá que ir pessoalmente a uma agência bancária ou lotérica em horário comercial para pagar.

Além de todas as formas de pagamento já descritas, existem ainda as plataformas ao estilo do PayPal e do PagSeguro. Elas funcionam como carteiras virtuais que reúnem os cartões de crédito do usuário. Elas também podem ser vinculadas a contas bancárias, o que permite que realizem compras em débito automático.
 
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