Imprimir

Imprimir Notícia

10/05/2021 | 07:44

Henildo Sousa é o primeiro egresso do IFMT Campus Confresa a conquistar doutorado em agronomia

O Egresso do curso de Agronomia do IFMT Campus Confresa Henildo Sousa, defendeu na quinta-feira (6), sua tese de doutoramento pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. A tese foi intitulada: "Estoque de carbono e atributos microbiológicos do solo em sistema de semeadura direta de longa duração” sob orientação do professor Dr. José Eduardo Corá. 

O jovem doutor ressaltou a importância do IFMT na região do Araguaia Xingu: "dificilmente eu teria oportunidade de ir para outros polos de ensino fazer uma graduação".

Ele também contou como o ensino no IFMT Campus Confresa lhe abriu os horizontes da pesquisa. Seu primeiro contato com a pesquisa foi na iniciação científica sob a orientação do professor Me. Ney de Freitas Marinho durante a graduação em Agronomia no IFMT- Campus Confresa. Em seguida, ele fez  iniciação científica sob orientação do professor Dr. Elizeu Luiz Brachtvogel que também foi seu orientador no trabalho de conclusão de curso – TCC.

"Já no começo da Iniciação Científica me identifiquei com a pesquisa, mas pela grande distância de universidades que oferecem curso a nível de mestrado e doutorado, por vezes eu achava que não seria possível continuar pesquisando. Mas, por incentivos de alguns professores, principalmente o Dr. Elizeu Brachtvogel e Dr. Luís Lessi, resolvi seguir carreira acadêmica, em 2015 ingressei no mestrado pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Alta Floresta, concluindo em 2017 e no mesmo ano iniciei o doutorado em agronomia (produção vegetal) na UNESP - Campus Jaboticabal", descreve Henildo.

"Acho que essa é uma oportunidade de frisar que alunos do IFMT Confresa têm potencial para chegarem onde quiserem,  pois a UNESP figura entre as três melhores universidades do Brasil e o programa de pós graduação em agronomia (produção vegetal) tem conceito 6 na capes, em uma escala que varia de 3 a 7", diz o doutor Henildo, como incentivo a outros  estudantes.
 
 Imprimir