Imprimir

Imprimir Notícia

10/05/2021 | 08:22 | Atualizada: 10/05/2021 | 08:37

Campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes terá início dia 18 em Confresa

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Em entrevista ao site Olhar Alerta, José Nilton, que é coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), contou um pouco sobre a importância dessa campanha: “Nós estamos há quatro anos desenvolvendo essa campanha, que se chama “Faça Bonito”, uma campanha nacional que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes aqui do município. Para que possam entender, estaremos colocando nas principais ruas e avenidas da cidade, além das praças e rotatórias, uma decoração diferente, onde a principal característica é a presença do girassol.”

José explica que o girassol representa a logo a campanha a nível nacional. E que no dia 18 de maio, que é a data principal da campanha, haverá um ato público na Secretaria de Assistência Social de Confresa para lançar a campanha, que durará até o fim do mês de maio. Ele pede ajuda da sociedade para monitorar e denunciar possíveis casos de abuso e exploração sexual.

No dia 17 haverá também um mutirão para adesivar carros na praça Camilão, onde materiais informativos impressos serão entregues, com o objetivo de informar e conscientizar os cidadãos do município acerca do tema tratado.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br
 
 Imprimir