Imprimir

Imprimir Notícia

15/05/2021 | 09:24

Identificada em Manaus a variante do coronavírus do Reino Unido

No Amazonas, a Secretaria de Saúde identificou a variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus e agora investiga se houve transmissão comunitária da cepa britânica na região.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou que um paciente testou positivo para a variante do coronavírus identificada no Reino Unido e conhecida como B.1.1.7. Segundo Cristiano Fernandes, Diretor da Fundação, o paciente foi atendido na rede pública de saúde da capital Manaus, mas era de São Paulo e estava na cidade a trabalho.

Agora, a Fiocruz, que está investigando o caso, analisa se a variante britânica foi isolada ou se já existe transmissão local da cepa em Manaus, a chamada transmissão comunitária.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas nessa sexta-feira já saiu o resultado dos testes feitos nas amostras de sangue de 12 pessoas que tiveram contato com o homem infectado, mas todos deram negativo. Cerca de 100 outras amostras também estão sendo analisadas para confirmar se a variante se espalhou ou não pela capital.

O diagnóstico do trabalhador saiu no dia 24 de abril, depois disso ele foi afastado das atividades, ficou isolado no hotel onde estava hospedado e voltou para São Paulo no último dia 10.

A cepa do Reino Unido é considerada uma variante de atenção. Isso porque ela pode ser muito mais transmissível que o vírus sem mutação e também reduzir a eficácia de vacinas. A variante britânica já foi encontrada em mais de 62 países.
 
 Imprimir