Imprimir

Imprimir Notícia

20/05/2021 | 07:00

Aulas nas escolas municipais de Vila Rica retornam no formato híbrido

Iniciou nesta segunda-feira, 17 de maio, as aulas na rede municipal de ensino no município de Vila Rica no formato híbrido. Para o retorno das aulas o a SME realizou um plano de ação continuo assegurando os cuidados tanto das crianças quanto dos profissionais, e todos receberam os EPIS como pede o protocolo do ministério da saúde.

O retorno das aulas contou antes com uma seria de consulta no intuito da aprovação ou não do retorno das aulas tendo em vista o atual momento que o mundo passa devido a pandemia da Covid-19, foram consultados; Promotoria, Secretaria Municipal de saúde, Conselho Municipal de Educação, pais dos alunos e os servidores e a maioria foram favoráveis.

Vale lembrar que a Escola Vila Nova está em reforma e deve voltar suas atividades dia 14 de junho, e a educação infantil de todas as escolas, CMEI e Gotinha do Saber tem retorno previsto para próximo dia 14 de junho.

No primeiro momento o atendimento se dará no formato híbrido, podendo haver momentos cem por cento remoto e também, cem por cento presencial. Assim, o atendimento inicial, dadas as recomendações sanitárias, será de no máximo 30% da capacidade de cada turma em cada dia da semana, considerando o distanciamento recomendado, reservando a quarta-feira para atender aos estudantes exclusivamente de forma remota, sem atendimento presencial e mobilizar a família e estudantes quanto à importância desse envolvimento com este novo formato de aprender.

O formato de trabalho será o seguinte: segunda-feira 25% presencial, terça-feira 25% presencial, quarta-feira higienização sanitária geral e atendimento a todos os alunos remotamente, quinta-feira 25% presencial e sexta-feira os últimos 25% presencial. Enquanto 25% dos estudantes são atendidos presencialmente nas unidades escolares, os demais estarão desenvolvendo simultaneamente as atividades em casa e terão o acompanhamento diário do(a) professor(a).

Para facilitar a organização dos grupos de cada escola e os cronogramas de aulas de cada grupo (presencial e virtual) será realizado um questionário e disponibilizado às famílias para que estas respondam se o seu filho(a) irá participar do formato híbrido ou permanecerá no formato virtual/apostilado. Com o resultado desta enquete, a equipe gestora juntamente com cada professor(a) da turma montará os grupos presenciais por cores (azul, verde, amarelo), respeitando as normas de distanciamento e capacidade por sala. Em seguida, deverão montar um cronograma de aulas dos grupos formados e disponibilizar às famílias de cada estudante.

O atendimento das aulas presenciais terá sua jornada reduzida para 3 horas com um cronograma diferenciado entre as turmas que estarão na unidade escolar. No entanto, a jornada do professor permanecerá de 4 horas, pois a 1 hora restante será para o atendimento on-line com os alunos que estarão no ensino remoto. Se dando da seguinte forma: 7:30 encaminhamentos no grupo de WhatsApp para os estudantes online. Às 8h início da recepção aos estudantes presenciais nas unidades. Às 9:40 início da distribuição da alimentação escolar em salas de aula. Às 11h inicia-se a liberação dos estudantes presenciais e atendimento aos estudantes online.
 
 Imprimir