Imprimir

Imprimir Notícia

11/06/2021 | 05:55

Indígenas da balsa de travessia em São José do Xingu participam de curso para formação de aquaviários em Cuiabá

Um grupo de 15 indígenas que atuam na operação da balsa do Rio Xingu, na rodovia MT-322, munícipio de São José do Xingu, participa esta semana de um curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial auxiliar de convés e máquinas nível I. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Capitania Fluvial do Mato Grosso (CFMT) da Marinha do Brasil. Realizado em Cuiabá, o curso teve início na segunda-feira (07) e segue até o dia 11 de junho.

“A formação dos indígenas que atuam na condução de equipamentos fluviais, atividade comum na rotina das comunidades e essenciais à sobrevivência e relações com a sociedade regional, constitui medida extremamente importante, cuja habilitação é necessária para atender às normas vigentes”, explicou o coordenador-geral de Promoção da Cidadania da fundação, Joany Marcelo Arantes, que destacou também o apoio das Coordenações Regionais da Funai em Cuiabá e Colíder.

No primeiro dia de treinamento, os participantes realizaram uma prova de natação na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), também parceira no projeto. “É importante ressaltar que o curso foi especialmente criado para atender aos indígenas, e as próximas turmas serão destinadas a indígenas que atuam na área de turismo e em outras que dependam do sistema aquaviário, sendo mais uma iniciativa da Funai para fortalecer as atividades em que os indígenas atuam”, apontou Arantes.

A Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) desenvolve e apoia ações e políticas que se relacionam aos processos educativos comunitários e escolares das populações indígenas, à participação social e aos assuntos de gênero e geração. Essas ações têm em vista a autonomia e a sustentabilidade das aldeias, respeitando os direitos do cidadão indígena, suas comunidades e organização, bem como o combate à discriminação contra essas populações.
 
 Imprimir