Imprimir

Imprimir Notícia

29/06/2021 | 07:16

Seciteci entrega 120 certificados para alunos da Região do Araguaia

“Este curso foi fundamental para a minha vida, consegui um emprego e trabalho na área, como responsável em uma cooperativa de leite”, diz a formanda Karen Duarte Pereira, ao receber o certificado do curso Técnico de Zootecnia, durante cerimônia realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para entrega dos certificados de qualificação profissional em 10 municípios da Região do Araguaia.
 
Assim como Karen, outros 119 alunos receberam os certificados dos cursos técnicos de Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia e Pesca. Ao todo, 11 turmas coordenadas pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Barra do Garças foram contempladas.
 
De acordo com o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o compromisso principal é ofertar capacitação profissional de acordo com as necessidades de cada região, para fomentar a geração de emprego e renda.
 
"Sabemos que cada região tem uma demanda reprimida de profissionais e atuamos para ofertar cursos voltados à realidade local, no intuito de fomentar o desenvolvimento regional e garantir a qualidade de vida destes novos profissionais. Sabemos que esta ação vai beneficiar milhares de pessoas de todo o Vale do Araguaia, visto que a qualificação profissional traz desenvolvimento, acesso ao mercado de trabalho, salário digno e melhores condições a todos”, ressaltou o gestor.
 
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, ressalta que estas entregas de certificados é o estado cumprindo seu dever social garantindo uma mão de obra qualificada com ensino gratuito e de qualidade. “Este é o resultado de um trabalho em conjunto, fruto da ação não só da Seciteci, ou alunos e familiares, mas também de cada município que nos auxiliou e apoiou nestas iniciativas”, disse o adjunto.
 
Segundo o superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Hessel Craveiro, estas entregas de certificados é uma realização para toda a sociedade. “O planejamento do desenvolvimento regional passa por uma política pública eficiente, eficaz e efetiva, porém isso se dificultou com o estado pandêmico. Esses alunos e essas famílias são um resultado vitorioso de persistência, e até mesmo resiliência. Estamos felizes com a entrega e o progresso que a região do Araguaia tem feito”, falou.
 
Na ocasião a equipe visitou as obras da ETE de Água Boa, que segue para a etapa de acabamento.
 
 Imprimir