Imprimir

Imprimir Notícia

07/09/2021 | 07:19

Mato Grosso registra mais de 12 mil focos de queimadas entre janeiro e agosto de 2021

Do começo deste ano até agora, Mato Grosso já registrou 12.73 focos de queimadas no estado. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Por isso, a Eletrobras Furnas alerta para as consequências do impacto do fogo nas linhas de transmissão, o que pode comprometer o abastecimento de energia de cidades e regiões. Em 2020, a empresa contabilizou 124 desligamentos provocados por queimadas em seu sistema de transmissão. No estado são 138 quilômetros de linhas de transmissão da companhia. 
 
Os estados mais afetados, em geral, são Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Tocantins. O sistema de transmissão da Eletrobras Furnas passa por esses estados, onde também estão localizadas usinas e subestações da empresa. 
 
“Fazer queimadas é crime ambiental, conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, e o fogo pode causar desligamentos de linhas de transmissão. Isso pode provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica e impactar importantes serviços à sociedade”, explica Ricardo Abdo, gerente de Linhas de Transmissão de FURNAS.
 
Este é um tema tratado com frequência pela empresa para esclarecer a população dos riscos, impactos e prevenção contra as queimadas. 
 
FURNAS também oferece, além dos canais disponibilizados no site, um número de telefone (serviço gratuito que funciona 24 horas) para receber informações sobre queimadas e outras irregularidades que sejam identificadas próximo às linhas de transmissão: 0800 0252555.
 
 Imprimir