Imprimir

Imprimir Notícia

13/09/2021 | 09:35

Molécula presente em veneno de cobra pode reduzir ação do coronavírus

Cientistas do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, do campus de Araraquara, descobriram que uma molécula presente no veneno da jararacuçu pode reduzir a velocidade de multiplicação do novo coronavírus.
 
De acordo com o professor Eduardo Cilli – um dos autores do estudo - a ideia de explorar o potencial desse veneno veio de outra pesquisa que já havia identificado atividades antibacterianas. Segundo ele, foi estudado pedaços da molécula para descobrir quais partes da toxina tinha a ação antibacteriana e agora, foi extrapolado também para ações antiviral.
 
Os testes foram realizados com células de macaco. Os resultados foram promissores e podem levar ao desenvolvimento de fármacos contra a Covid-19 como destaca o pesquisador Eduardo Cilli. Ele explica que o medicamento pode chegar a ter eficiência de 75% de inibição do material genético do vírus. 
 
Em tupi, jararacuçu quer dizer “grande bote venenoso”. Esta serpente sul-americana está entre as mais peçonhentas do Brasil.
 
Vale lembrar que não é o veneno em si que combate o SARS-CoV-2. Os pesquisadores estão analisando o pedaço de uma proteína presente nele.
 
Cerca de 20 cientistas de diferentes áreas da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos trabalham em conjunto com a Unifesp. A pesquisa contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp.
 
 Imprimir