Imprimir

Imprimir Notícia

18/09/2021 | 09:40 | Atualizada: 18/09/2021 | 10:21

Bolsonaro autoriza início das obras da Fico, que irá escoar produção de grãos da região de Água Boa

O Governo Federal lançou na tarde desta sexta-feira (17) as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), durante evento realizado em Mara Rosa (GO), município que, futuramente, será a conexão entre a Fico e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). O ato contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e outras autoridades de Goiás e Mato Grosso.
 
“Não é fácil ser presidente da República, mas temos momentos de satisfação como este que estamos vivendo agora. Durante 2019 estive aqui com o Caiado (governador de Goiás), quando assinamos a ordem de serviço para conclusão da Ferrovia Norte-Sul, que liga o Porto de Itaqui (MA) até o Porto de Santos (SP). Fazendo a conexão com a Fico, temos certeza que cada vez mais aquilo que produzimos no Brasil chegará mais barato não só na mesa do consumidor como também nos portos, para exportar”, disse Bolsonaro em seu discurso.
 
Com extensão de 383 km, a ferrovia projetada há mais de 10 anos escoará a produção de grãos da região de Água Boa (MT) pela FNS, o que possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto, que será executado pela mineradora Vale, foi estimado em R$ 2,73 bilhões para fins de determinação dos investimentos cruzados em decorrência da prorrogação antecipada do prazo do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada também pela Vale. Além disso, estimam-se 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.
 
O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa e a ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa (GO), onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte (GO).
 
 Imprimir