Imprimir

Imprimir Notícia

09/10/2021 | 08:08 | Atualizada: 09/10/2021 | 09:03

Macaco-da-noite é flagrado fugindo de cachorros em supermercado de Confresa; veja vídeo

Um macaco da espécie Jupará, ou Macaco-da-noite, como é mais conhecido, foi flagrado na frente do Hiper Xingu, um supermercado da Avenida Industrial, em Confresa, na madrugada de quinta-feira (7).

Em entrevista ao site Olhar Alerta, o encarregado de produção do supermercado, Guilherme Reis, que filmou o animal, disse que ele e outros colaboradores estavam trabalhando nos fundos do estabelecimento quando o alarme disparou: "eu estranhei, não tinha nada na frente dos alarmas e mesmo assim continuavam a disparar, foi quando eu olhei para cima e vi ele", contou.

Segundo Guilherme, o animal estava fugindo de, pelo menos, cinco cachorros que queriam pega-lo. O funcionário espantou os animais e acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Confresa para resgatar o Jupará, que parecia assustado, mas o animal silvestre fugiui antes que os agentes chegassem. "Eu fui atrás para garantir que os cachorros não o pegassem, até que ele subiu em um pé de manga e sumiu".

O colaborador filmou o animal para tentar descobrir a espécie, visto que nunca tinha visto. O video foi divulgado em perfis do Instagram e recebeu diversos comentários com palpites, porém, só foi descoberto que se tratava de um Jupará, após Guilherme começar a pesquisar na internet as espécies de animais noturnos.

Jupará

O macaco-da-noite, ou jupará, é um animal da família Procyonidae, a mesma família dos quatis e dos guaxinins. São animais de atividade noturna e com hábito arborícola, que ocorrem em florestas fechadas e com dossel alto (entre 20 e 30m de altura de copa). É um mamífero considerado de pequeno porte, com tamanho médio de 58 cm de comprimento de corpo e 48 cm de cauda preênsil, ou seja, uma cauda que ajuda a pendurar e manter a estabilidade nos galhos das árvores, funcionando como um quinto membro.

Com relação a dieta, o jupará é essencialmente frugívoro, ou seja, se alimenta de frutos, mas pode ser visto se alimentando ocasionalmente de insetos e pequenos vertebrados. Por se alimentar de frutos, tem um importante papel como dispersor de sementes, ajudando no reflorestamento das espécies de plantas das quais ele se alimenta. Alimentam-se também de néctar e mel, com a ajuda da língua que é longa e flexível, esse hábito faz com que o jupará também seja conhecido popularmente como urso-do-mel. 
 
 Imprimir