Imprimir

Imprimir Notícia

29/10/2021 | 08:07

Governo ouve demanda de trabalhadores rurais e indígenas de Santa Terezinha e Porto Alegre do Norte

A Ouvidoria Geral de Polícia (OGP) está compondo uma comitiva que visitou duas aldeias indígenas e um acampamento de trabalhadores rurais nos municípios de Santa Terezinha e Porto Alegre do Norte, no Nordeste de Mato Grosso. Nesta segunda-feira (26.10), a comitiva, formada pela OGP, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/MT) e a Defensoria Pública de Mato Grosso, participou de uma reunião com a Promotoria de Justiça da Comarca de Vila Rica, onde foram apresentadas as primeiras impressões sobre as demandas dessas comunidades.

Na Terra Indígena Urubu Branco, do povo Tapirapé, foi realizada reunião com lideranças de aldeias da região. Os indígenas receberam a comitiva e apresentaram suas demandas ligadas, principalmente, à demarcação e desintrusão dos territórios dos povos Kanela do Araguaia, Yudja e Xerente.

A comitiva ouviu as demandas e as apresentou para a promotora de Justiça da Comarca de Vila Rica, Fernanda Siscar. Ela já havia estado na área em litígio e ouvido as famílias. Como o CEDH irá produzir um relatório com imagens e documentos em anexo, a promotora pediu uma cópia para avaliar o que pode somar para ampliar a percepção do judiciário sobre o problema.

A comitiva continuará na região em visita a outras localidades que requereram a presença do CEDH.
 
 Imprimir