Imprimir

Imprimir Notícia

09/11/2021 | 07:06

Desenvolvimento econômico e crescimento de Espigão do Leste é destaque em revista

Um dos principais destaques da  26ª edição da Gente Centro-Oeste é o distrito Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia, que conta com um desenvolvimento econômico crescente e estrutura maior e melhor que muitos municípios da região.

O ponto alto do distrito fica para a sua produção agrícola, cuja última safra de soja plantada foi de 290 mil hectares. Se multiplicar pela média de 65 sacas por hectare, chega-se facilmente ao montante de 18,8 milhões de sacas, ou uma produção estimada em 11,3 milhões de toneladas. Com esse avanço econômico, principalmente no agro, Espigão conseguiu atrair investimentos de grandes grupos como Amaggi, Sinagro, Glencore e Bunge.

Entretanto, desde a época de sua fundação, o distrito sofre com a falta de boas estradas, sendo as principais a MT-322 e a MT-109, esta última recebendo obras do governo estadual. Localizado a 230km de sua sede, sua população de cerca de 4 mil habitantes vive momentos de transformação desde que a atual prefeita, Janailza Taveira (SD) assumiu a prefeitura de São Félix do Araguaia, em 2017.

Com obras estruturais, de infraestrutura e até mesmo o fortalecimento da subprefeitura do local, a atual gestão consegue explorar todo o potencial econômico que o distrito tem. A chegada de investimentos como a instalação de uma agência da Sicredi, para deixar o produtor mais perto de uma cooperativa de crédito, ou até mesmo de outras empresas conhecidas no cenário nacional, como a John Deere, Primavera Máquinas, CR Agro, Brasil Agro, grupos Minerva, Derso, Tatuibi, Case, entre outras, demonstra que esse investimento traz frutos.

Aspectos estes que aparentam ser simples, mas colocam Espigão do Leste no topo da lista de desenvolvimento do Norte Araguaia. Essa é a essência que a revista Gente buscou ao contar um pouco dos últimos avanços no distrito. 
 
 Imprimir