Imprimir

Imprimir Notícia

10/11/2021 | 09:26

Confira como está a semeadura da soja nos municípios do Médio Araguaia

A semeadura da soja da safra 21/22 no Mato Grosso se encaminha para o final. Até o último dia 05, cerca de 95% dos quase 10,8 milhões de hectares destinados à oleaginosa no Estado já tinham sido plantados, estima o Imea (Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária). A região Nordeste do Estado, que compreende os municípios do Médio Araguaia, o plantio começou mais cedo em 2021, mas ainda faltam áreas pra serem semeadas, sendo a região mais atrasada, com 87% das áreas com soja.

Em Canarana – MT, que tem estimativa de área de 300 mil hectares, cerca de 80% das lavouras já foram semeadas com soja no município, conforme informação do Secretário de Agricultura, Cleyton Dias. Ele estima que a semeadura prossiga até o final do mês de novembro. Algumas áreas de pastagens foram convertidas para lavouras e bem como novas áreas incorporadas. Por esse motivo, ele acredita que está ocorrendo atraso no processo de plantio.

Em Nova Xavantina – MT, as chuvas normalizaram na semana passada, o que contribuiu para um avanço na semeadura. Conforme o presidente do Sindicato Rural, Artemio Antonini, cerca de 40% das áreas foram plantadas, sem registro de ataques de pragas. A estimativa é de que sejam semeados no atual ciclo cerca de 70 mil hectares com soja no município.

Em Querência – MT, aproximadamente 80% das áreas já foram plantadas com soja. A informação é do Secretário de Agricultura, Rodrigo Fenner. As primeiras áreas semeadas com pivô (irrigação) terão a colheita a partir de 5 de janeiro. O desenvolvimento das lavouras está dentro do esperado.

Por fim, em Água Boa – MT, a semeadura da soja chegou a 70% da área esperada. O levantamento foi efetuado pela Associação dos Agrônomos local. Conforme o agrônomo Angelo Cadore, algumas áreas terão que receber replantio  por falta de chuvas regulares. Diante desse quadro, se o ritmo da semeadura se mantiver, o serviço de plantio deve ser finalizado até dia 20/11, afirma.

O ritmo de plantio em Mato Grosso segue 12,5 pontos percentuais mais adiantado que na safra passada. No Médio Araguaia, o ritmo, apesar de ser o mais lento, segue 5,78 pontos percentuais mais adiantado que na safra 20/21. A informação é do Imea.
 
 Imprimir