Imprimir

Imprimir Notícia

15/11/2021 | 08:09 | Atualizada: 15/11/2021 | 08:24

Defensoria Pública consegue medicação de alto custo para morador do Araguaia

Um morador de Água Boa acionou a justiça através da Defensoria Pública para obter medicamento de alto custo em face de uma doença grave. 

O morador contraiu neoplasia maligna de pulmão metástica para fígado. Ele passou a necessitar do Pembrolizumabe, por tempo indeterminado para tratamento da enfermidade.

O paciente encontra-se sintomático com dor torácica e desconforto para respirar, sendo necessário o início do tratamento o mais breve possível, levando em conta a agressividade da doença.

O SUS não oferece terapia para o caso, destacando-se o risco de piora clínica, progressão da doença e até mesmo óbito. O medicamento custa R$ 45 mil para apenas 21 dias de uso.

Após a comprovação jurídica do caso, com laudo médico, a justiça da comarca determinou que a prefeitura de Água Boa e o Governo do Estado forneçam o medicamento ao paciente. Ele foi submetido à primeira dose da medicação nesta sexta-feira, 12/11, com apoio da prefeitura.

Na decisão judicial consta ainda que o medicamento tem registro na Anvisa. Nos autos, a família do paciente comprovou que não tinha a capacidade financeira para bancar tais custos.
 
 Imprimir