Imprimir

Imprimir Notícia

05/01/2022 | 08:38

Norte Araguaia inicia período de semeadura do milho; biólogo dá dicas que influenciam no potencial produtivo

A semeadura da chamada safrinha do milho tem início em janeiro e os produtores da região Norte Araguaia e Xingu já deram início à preparação do solo e plantio do grão.

O nome safrinha é dado à segunda safra do grão. Tem produção de risco, devido ás condições climáticas não muito favoráveis ao plantio, isso porque as plantas de milho podem ter déficit hídrico e falta de insolação necessária para produzir quando cultivadas de janeiro a abril.

Em entrevista ao site Olhar Alerta, o biólogo e técnico agropecuário Wiliam Brigatto Albino, afirmou que a cultura do milho tomou uma proporção econômica e estratégica muito grande: "ela pode ser plantada tanto na safra de verão como na safrinha, o que acontece com maior frequência na região, porque são períodos que tem menor índice pluviométrico e ela se adapta bem a isso, tem maior aproveitamento do índice de chuvas".

Wilian conta que é necessário um cuidado maior por parte do semeador devido ao momento climático que enfrentamos. É preciso fazer uma boa adubação e correção do solo, visto que as lavouras de soja serão substituídas. 

​De acordo com o biólogo, a safrinha do milho possibilita uma renda extra nas áreas que ficavam vazias aguardando a semeadura e a colheita da soja. É preciso respeitar o período de plantio e não convém que ele seja realizado após o dia 20 de fevereiro, pois assim aumenta-se o risco de sofrer com a seca após o período de chuvas.

Em 2021, a produção do milho no Brasil sofreu com problemas climáticos e ataques de pragas. A cada quatro sacas, uma foi perdida pela seca ou ataque.

Segundo especialistas, o cenário para o milho em 2022 deve seguir com preços elevados, mesmo com a estimativa de uma safra recorde.
 
 Imprimir