Imprimir

Imprimir Notícia

11/01/2022 | 16:39

Excesso de chuvas no Norte Araguaia não prejudicou colheita, mas sim o transporte, diz biólogo

O excesso de chuvas que ocorre desde o mês de dezembro e atinge todo o Norte Araguaia não tem prejudicado diretamente o plantio e colheita de sementes da região, mas sim, o transporte dos grãos.

Conforme o biólogo e técnico agropecuário Wiliam Brigatto, até o momento, não há nenhum registro de perda de produtividade no campo relacionado às chuvas, porém, devido à intensidade do fenômeno natural, as pulverizações finais das lavouras tem tido um atraso para serem concluídas. “Ainda tem bastante trato cultural que precisa ser feito. Tanto fungicida quanto controle de pragas, em especial percevejo e lagartas. Mas até o momento as colheitas seguem normalmente”, explicou.

O biólogo explica que os semeadores tem se atentado ao processo de desfolhagem da soja - um procedimento no qual se aplica um produto para que a soja amadureça antes do ciclo. “O pessoal tem tido muita cautela nesse procedimento, não tem feito isso, ou feito áreas pequenas, onde é possível de se colher em um período bastante curto”.

Wiliam afirmou que as chuvas atrapalham de forma expressiva o deslocamento dos caminhões em determinadas regiões em função das pontes que caíram, rios que transbordaram e a própria condição das estradas, com atoleiros, buracos, entre outros.

A semeadura do milho já teve início, porém, alguns produtores enfrentam dificuldades no plantio devido o solo estar muito molhado, mas ainda não há previsão de perdas por conta disso.
 
 Imprimir