Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2022 | 13:44

Indígena xavante de Mato Grosso é a primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil

O mato-grossense Davi Xavante, de oito anos, é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Ele, que mora atualmente no estado de São Paulo, onde faz tratamento, nasceu em uma tribo xavante mato-grossense. A ação simbólica aconteceu nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP) e contou com a presença do governador João Dória (PSDB). 

Davi se mudou para Piracicaba (SP) há um ano para se tratar de uma doença genética no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Por causa do problema, ele tem dificuldades para andar e hoje usa uma prótese.

O governador de São Paulo, João Dória, esteve presente no ato, que marcou o início da imunização infantil para crianças de 5 a 11 anos, após semanas de resistência do governo Jair Bolsonaro (PL), que se contrapôs à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na questão.

Davi foi escolhido de acordo com a recomendação do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, que pede para que se priorize as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

O garoto indígena é filho do cacique xavante Jurandir Siridiwe. Durante nove meses, ele viajou mensalmente com o menino para a capital paulista para que ele se submetesse ao tratamento.

Com a mudança para São Paulo, Davi foi levado para a casa de uma tutora em Piracicaba que o acompanha nas consultas rotineiras que faz no HC, com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

O caso do menino é estudado pelos especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões pelas quais ele perdeu parte dos movimentos das pernas. Os profissionais também fazem um estudo genético completo com ele, já que na tribo há outras crianças com sintomas similares.
 
 Imprimir