Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2022 | 09:00

Produtores de milho do Vale do Araguaia pretendem aumentar área plantada em 40%

Atraídos pelo bom momento do milho no cenário atual, agricultores do Vale do Araguaia em Mato Grosso pretendem investir mais no cereal na próxima safra. Em Canarana, palco da oitava edição do Dinetec, a expectativa é de um aumento de até 40% na área destinada ao cultivo do grão.

A soja ganhou espaço nesta safra em Canarana, saltando de 290 para 320 mil hectares. Mas a cultura não deve ser a única a registrar avanço neste ano. O milho, principal opção para o cultivo na segunda safra, também tem expectativa de aumento expressivo de área em 2022. Entre os motivos para a alta, está a demanda aquecida pelo cereal no mercado.

“Com a chuva, os produtores vão conseguir uma janela de milho um pouco melhor. Além disso, os preços atrativos que estão rolando desde o ano passado no mercado e tudo favorece. Isso é consequência do aumento de área, que deve crescer até 40% em Canarana”, diz o presidente do sindicato rural de Canarana, Alex Wish.

Para quem vai investir no milho, vai encontrar na Dinetec um leque de opções de híbridos com promessa de bom desempenho no campo. Entre eles, uma tecnologia com expectativa de alto teto produtivo e tolerância a cigarrinha.

“É um colmo excelente adaptado para a região, tolerante ao enfezamento. A cigarrinha está entrando agora aqui na região e o pessoal tem necessidade. Ano passado a gente plantou a média foi de 162 sacos. Então esse é um material muito responsivo e interessante para o produtor”, destaca o representante comercial Gustavo Duarte.

Na feira também tem novidade para a hora do cultivo das lavouras. Um dos destaques é a plantadeira de 40 linhas como principal atração.

“É uma plantadeira auto transportável. Você consegue abrir e fechar ela facilmente no trator. Isso significa qualidade de plantio aliada há a agilidade de plantio”, diz o coordenador da Massey Ferguson, Oscar Pich.

Com a maior presença de público, a expectativa para um maior volume de negócios cresce na edição da Dinetec deste ano.

“Ainda estamos um cenário de pandemia, então a gente está muito feliz com a presença desse público aqui. A gente foca muito nisso, que seja um evento de negócios. A gente passa conversando com as pessoas e elas dizem que venderam bastante e já querem o estande para ao próximo ano. Assim, ficamos muito animados em continuar realizando o evento”, ressalta Diego Sichocki.
 
 Imprimir