Imprimir

Imprimir Notícia

27/07/2022 | 07:57

Projeto Reconstruindo Sonhos será implantado em penitenciária de Água Boa

Água Boa é o sexto município mato-grossense a implantar o projeto Reconstruindo Sonhos, que tem por objetivo fortalecer a ressocialização dos reeducandos, contribuindo para a ampliação da compreensão do sentido da vida e promovendo a reinserção social por meio da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho. Nesta segunda-feira (25), os primeiros materiais para execução do projeto foram entregues à administração da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, onde 30 reeducandos da unidade serão beneficiados pela iniciativa, divididos em duas turmas. 

O projeto, que atende ao objetivo estratégico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) de “Fortalecer a ressocialização dos reeducandos e a redução da prática delituosa”, já está em andamento em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Colniza e Comodoro. Além disso, outros 12 municípios já demonstraram interesse em implantar. 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, explica que o projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, chamada de “Ampliação do sentido da vida”, são realizados 12 encontros semanais, nos quais são abordados temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes, etapa chamada de “Qualificação profissional”.

O Reconstruindo Sonhos conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Fundação Nova Chance (Funac), Nova Acrópole - Cuiabá, Instituto Ação Pela Paz e Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). 

Conforme o promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Água Boa, será feita uma seleção entre os reeducandos, tendo como critério bom comportamento e ter a cumprir um período de, no mínimo, seis meses ainda em regime fechado. “A ideia é contribuir para a ressocialização, reduzir práticas delituosas e evitar a reincidência criminal”, acrescentou. 

Unidades beneficiadas - O projeto Reconstruindo Sonhos está em andamento em nove unidades prisionais: Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Ana Maria do Couto, Cadeia Pública de Colniza, Penitenciária Central do Estado (PCE), Cadeia Pública de Comodoro, Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas e Cadeia Pública de Barra do Garças.
 
 Imprimir