No mês de novembro, a Secretaria de Saúde, por meio do Hospital Municipal de Confresa, ofertou aos moradores diversas cirurgias convencionais e feitas por vídeo laparoscopia, além de exames antes não ofertados pelo SUS na cidade.
Em entrevista ao site Olhar Alerta, a Secretária de Saúde, Fernanda Santos afirmou que um médico especialista vem à Confresa algumas vezes ao ano para realizar as cirurgias. A Prefeitura adquiriu o aparelho e o procedimento é feito de forma gratuita. “A cirurgia por vídeo proporciona ao paciente a recuperação mais rápida, enquanto a convencional precisa de 60 dias de repouso, a por vídeo precisa de 15, no máximo 30 dias de descanso antes de o paciente voltar a trabalhar”.
O médico esteve em Confresa no início de novembro e realizou um mutirão de cirurgias: 21 por vídeo e 10 convencionais, além do mais realizou exames de 96 endoscopias e 22 colonoscopias, visto que os aparelhos também foram adquiridos pela Prefeitura Municipal.
Foram proporcionadas ainda cirurgias para a colocação de balões intra-gástricos. Ao todo, oito pessoas passaram pelo procedimento gratuitamente e tiveram apenas que adquirir o balão.
Caso algum morador necessite fazer quaisquer dos procedimentos ofertados, é necessário levar o pedido médico e todos os documentos para a Secretaria de Saúde para que seja marcado.