O município de Luciara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conseguiu junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente a licença de operação que permite a implantação de uma jazida de areia para obras públicas. A informação foi divulgada pela prefeitura na última quinta-feira (10).
A prefeitura havia solicitado a liberação em outubro deste ano e contou com o apoio da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).
Com a liberação de jazida de areia, os produtos serão extraídos de forma menos agressiva ao meio ambiente e em local pré-definido pela Secretaria de Meio Ambiente.
"Foi dado um grande passo para o município, a partir de agora o serviço público possui a licença para a extração de areia, preocupando-se principalmente com o meio ambiente", afirmou o prefeito de Luciara, Fausto Azambuja Filho.
A prefeitura também já solicitou junto a Sema uma Licença de Operação Provisória (LOP) com o objetivo de permitir a avaliação prévia dos impactos ambientais de implantação e operação de determinado empreendimento.
Com isso espera-se solucionar questões de impacto ambiental em relação ao descarte correto de entulhos, restos de materiais de construção, galhos entre outros.