Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Subprocurador dá parecer mantendo ordem para expulsar moradores da Fazenda Vitória em Porto Alegre do Norte

Conforme relatos dos advogados da Fazenda Vitória do Araguaia, a maioria das pessoas está buscando acordo nas áreas em litígio

10/03/2021 | 08:05 - Atualizada em 10/03/2021 | 08:10

Olhar Jurídico

Subprocurador dá parecer mantendo ordem para expulsar moradores da Fazenda Vitória em Porto Alegre do Norte

O STJ

Foto: Reprodução

Subprocurador-Geral da República, Antonio Carlos Martins Soares emitiu parecer contra recurso que tenta barrar ordem de desocupação da Fazenda Vitória do Araguaia. A área de 50.973 hectares em Porto Alegre do Norte foi invadida por grileiros e protagoniza disputa judicial que dura cerca de 30 anos.

Durante processo, grileiros teriam utilizado de manobras administrativas, políticas e judiciais para impedir o cumprimento da ordem judicial, inclusive recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça.
 
O ministro Moura Ribeiro, também do Superior Tribunal de Justiça, já havia indeferido pedido liminar em recurso semelhante, mantendo ordem de desocupação. Decisão foi assinada no dia 23 de fevereiro.
 
Conforme relatos dos advogados da Fazenda Vitória do Araguaia, a maioria das pessoas está buscando acordo nas áreas em litígio. Das mais de 300 famílias, apenas 12 ainda não fizeram acordo.
 
 Recurso que recebeu parecer negativo aguarda julgamento no STJ.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rayanne dos Reis maciel gelinski 10/03/2021 | 09:33

    Essa liminar ficou parada por 20anos no TJMT. Não se sabe pq razão resolveram ressuscitar! Esse processo é uma grande mentira! Já está provado a existência de áreas do estado de Mato Grosso, da União, e muito mais! E os tais acordos, uma grande violação da lei. Os latifundiários aproveitam da simplicidade das pessoas e da falta de instrução para extorquir essas pessoas, cobrando valores exorbitantes ( 50 mil o alqueire, sendo que na atualidade esse valor não corresponde), com ameaças e pressões...

 
Sitevip Internet