Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Forças de segurança iniciam retirada de ocupantes da Gleba do Rio Xavantinho em Porto Alegre do Norte

A disputa se estende por uma área de 50.973 hectares, entre as margens esquerda do Rio Xavantinho e a margem direita do Rio Tapirapé

11/03/2021 | 11:08

Eldorado FM

Forças de segurança iniciam retirada de ocupantes da Gleba do Rio Xavantinho em Porto Alegre do Norte

As forças de segurança preparadas para a operação de retirada

Foto: Reprodução

Agentes das forças de segurança de Mato Grosso, deram inicio na manhã desta quinta feira, dia 11 de março, a uma operação para retirada de ocupantes da Gleba do Rio Xavantinho em Porto Alegre do Norte, eles cumprem decisão judicial para reintegração de posse, emitida pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, após recurso de Agravo de Instrumento interposto pela empresa Agro Pastoril Vitória.

Na ação, a empresa diz ser dona da terra ocupada pelas famílias, no ultimo dia 1° de março o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciaram que a ordem de reintegração de posse vai prejudicar mais de 650 pessoas, entre elas 100 crianças e 50 idosos, que segundo as entidades vivem há cerca de 40 anos na Gleba Xavantinho, em Porto Alegre do Norte, região do Norte Araguaia.

A disputa judicial se estende por uma área de 50.973 hectares, entre as margens esquerda do Rio Xavantinho e a margem direita do Rio Tapirapé. Conforme a denúncia, a empresa também alega ser dona de outras terras naquela região, entre elas um pedaço da Reserva Indígena Krenrehé.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet