Quinta-feira, 2 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Satélite mostra ameaça de desmatamento em terra indígena de Querência

Imagens registram a abertura de estradas para lotear área de preservação, onde derrubar a floresta é proibido por lei

10/04/2021 | 11:11

BNC

Satélite mostra ameaça de desmatamento em terra indígena de Querência

Terra Indígena Wawi

Foto: Reprodução

Imagens do satélite Planet (do MapBioma) revelam grandes clareiras abertas em meio à floresta, em uma fazenda vizinha à Terra Indígena Wawi, no município de Querência (MT).

O registro mostra estradas que não levam a um destino, servindo para delimitar três lotes, cuja área total equivale à de 1.300 campos de futebol.

O desmatamento ilegal foi confirmado por uma vistoria de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, que embargaram a área e multaram o proprietário do local, Roberto Zampieri, em R$ 627 mil por desmatamento ilegal.

Entre as infrações estavam desmatar em áreas próximas a rios e a veredas (vegetação típica da região), descumprindo assim o Código Florestal.

Além disso, o desmate ocorreu dentro da chamada área de amortecimento de zona indígena, uma faixa onde são proibidas atividades exploratórias – como supressão de floresta, mineração ou pulverização de agrotóxico –, para impedir que os impactos ambientais cheguem às aldeias.

“As imagens mostram como as estradas foram sendo abertas ao longo dos meses. São duas estradas que não levam a lugar nenhum, o que deixa claro que trata-se de um loteamento”, explica Ricardo Abad, analista de geoprocessamento do Instituto Socioambiental (ISA).

Avanço do agronegócio

Na região, os indígenas Kĩsêdjê vivem, há pelo menos cinco anos, tentando escapar dos perigos do avanço do agronegócio.

Zampieri diz que assim que tiver autorização dos órgãos competentes vai seguir derrubando a mata nativa.

“Eles [os indígenas] já têm muita coisa, muita terra, chega”, diz Zampieri, que também é advogado de empresários do setor no Mato Grosso.

O agricultor alega que não desmatou e que o corte das árvores foi feito para construir a sede e abrigos para trabalhadores. “Foi uma área muito pequena”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet