Terça-feira, 30 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Assistência Social de Santa Terezinha realiza Pit Stop de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp-MT), só nos primeiros cinco meses de 2021, os registros de assassinatos contra vítimas mulheres aumentaram 78% em Mato Grosso

03/09/2021 | 08:15

Redação Olhar Alerta

Assistência Social de Santa Terezinha realiza Pit Stop de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Participaram da ação a primeira-dama, Ana Raquel Correia Ribeiro, servidores municipais e da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Foto: Ascom Santa Terezinha

A Prefeitura de Santa Terezinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde da última sexta-feira (27), em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um "Pit Stop" de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação é alusiva ao "Agosto Lilás", e consistiu na distribuição de panfletos informativos à população.
 
Participaram da ação a primeira-dama, Ana Raquel Correia Ribeiro, servidores municipais e da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que durante a panfletagem pararam carros e motos para informar aos moradores sobre os Serviços Especializados da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e sobre os mecanismos de denúncia existentes, como o número 180, do disque-denúncia nacional.
 
A Importância do Agosto Lilás
 
A Campanha "Agosto Lilás" tem como objetivo combater a violência familiar e doméstica contra a mulher e visa intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), que em 2021, completou 15 anos. O "Pit Stop" realizado pela Secretaria de Assistência Social promoveu a data e reforçou as ações da pasta voltadas ao tema. A população recebeu a iniciativa de forma positiva.
 
"Somente com o envolvimento de toda sociedade é que poderemos acabar com a violência contra a mulher. E ações como o "Pit Stop" são muito importantes para levarmos o tema a público e cada vez mais conscientizarmos a população", destacou a secretária, Ana Raquel Correia Ribeiro.
 
Violência Contra a Mulher Cresceu Durante a Pandemia
 
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), os casos de feminicídio em Mato Grosso aumentaram 59% em 2020, em relação a 2019. Ainda de acordo com o órgão, só nos primeiros cinco meses de 2021, os registros de assassinatos contra vítimas mulheres aumentaram 78% no estado.
 
Mas a violência não para por aí! Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), só no primeiro semestre de 2021, o disque 180 recebeu 72.839 denúncias. "Neste balanço, o crime mais registrado no período foi o de violência física, com 34 mil casos no total, seguido da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, totalizando a 5.978 casos."
 
Estes números evidenciam ainda mais a importância das campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher, uma vez que ela está presente na vida de muitas brasileiras, independente da sua classe social, idade, nível de escolaridade, raça ou religião.
 
Secretaria Municipal de Assistência de Social em Ação
 
A Secretaria Municipal de Assistência de Social está empenhada em combater a incidência de novos casos no município ao realizar tanto o "Pit Stop" como outras ações de enfrentamento ao problema. Assim, não apenas no mês de agosto, mas ao longo de todo o ano, a SMAS faz campanhas preventivas e de conscientização e está de porta abertas para acolher mulheres em situação de violência familiar ou doméstica, oferecendo apoio psicossocial às vítimas.
 
Neste sentido, a secretária da pasta, Ana Raquel Correia Ribeiro, informa que, em breve, será lançado o "Conselho Municipal da Mulher", com o objetivo reforçar o trabalho que já vem sendo feito e de fomentar novas políticas públicas de respeito e proteção às mulheres em Santa Terezinha.
 
Disque 180
 
Muitas mulheres sofrem caladas, por anos, com agressões de parceiros ou familiares. Mas é importante ressaltar que existem medidas, como a Lei Maria da Penha, que amparam as vítimas. Por isso, se você também sofre com algum tipo de violência física, psicológica ou sexual, ou conhece alguém nesta situação, denuncie o agressor. Disque 180 ou mesmo para o 190 da polícia (a ligação pode ser anônima). Esse ato pode salvar vidas. Denuncie!

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet