Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Indígenas do povo Kanela ficam ilhados após enchentes de rios no município de Luciara

As fortes chuvas, que caem na região desde o dia 16 de dezembro, fizeram com que até mesmo as casas fossem alagadas

25/01/2022 | 07:56

Redação

Indígenas do povo Kanela ficam ilhados após enchentes de rios no município de Luciara

Foto: Reprodução

Indígenas do Povo Kanela, que moram na aldeia Nova Pukanu, estão sofrendo há mais de um mês por conta das enchentes em Luciara (1.166 km a nordeste de Cuiabá). Eles estão ilhados desde que o nível do rio aumentou.

As fortes chuvas, que caem na região desde o dia 16 de dezembro, fizeram com que até mesmo as casas fossem alagadas. Além disso, hortas foram perdidas e os moradores estão preocupados com a poluição das cisternas de água potável. Cerca de 189 pessoas moram na aldeia.

O secretário da Associação da Comunidade Indígena do Povo Kanela do Araguaia (Acikan), Claudio do Nascimento Brito, disse que a previsão de novas chuvas assusta os moradores, já que a produção de alimentos está prejudicada e eles têm medo que a água volte a inundar as casas.

“A água voltou a subir, a situação está do mesmo jeito. A previsão do tempo é que volte a chover neste mês de janeiro e principalmente em fevereiro. Isso me causa preocupação”, lamenta.

A comunidade precisa, segundo ele, de materiais de higiene pessoal, alimentos, gasolina para abastecer o motor dos barcos, medicação e colete salva vidas.De acordo com a prefeitura de Luciara, a gestão já foi informada do prejuízo e está ajudando a comunidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Foi realizada uma vistoria pela Defesa Civil na última semana.

A aldeia Nova Pukanu fica a 80 km de Luciara e por conta da enchente, as vias terrestres foram danificadas. Somente por meio dos rios é possível fazer contato com a comunidade, para levar mantimentos e medicamentos.

Ainda de acordo com o gabinete da prefeitura, é provável que o município decrete situação de emergência, visto que a chuva alagou diversos pontos da cidade e prejudicou a acessibilidade.

Com a dificuldade de receber cestas básicas, a Acikan pede por doações de qualquer valor via Pix, por meio do CPF 01857503112. O valor será endereçado à professora da aldeia indígena Júlia Santana Leite Brito e distribuído na comunidade com compras de água, alimentação e demais necessidades emergenciais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet