As lavouras de soja estão começando a fase de colheita em Água Boa. O clima está favorecendo, pois as chuvas diminuíram e estão ocorrendo esporadicamente e em pancadas fracas, o que favorece a colheita. Isso permite a boa manutenção das estradas, fator primordial para a boa logística da commoditie.
As informações partem da Associação dos Agrônomos. A área colhida reperesenta de 2 a 3% (4 a 6 mil hectares) de um total de 200 mil plantados no município.
O produtor Euclásio Garrutti Júnior, da fazenda Xororó, já colheu 500 hectares, 7% de sua área de plantio e está satisfeito com a produtividade inicial, de 65 sacas por hectare. Ele afirma que por enquanto está indo tudo bem, com plantio de milho na sequência. Ele aguarda boa produtividade nos próximos talhões das lavouras.
Já o produtor Celmo Iora, da fazenda São José no Garapu I, colheu uma área de 80 hectares, cerca de 18% de sua área total, com média de 60 sacas por hectare. Isso mostra que as lavouras apresentam produções diferentes dependendo de cada região, solo, e clima localizado.
O produtor Rodrigo Matos da fazenda Santa Cruz também iniciou a colheita e obteve 64 por hectare.
Após um período muito chuvoso agora está ocorrendo um período de poucas chuvas, fator preocupante para lavouras ainda em fase reprodutiva e principalmente em as áreas localizadas em solos arenosos e/ou compactados que tendem a terem maiores perdas por ocorrência de períodos de veranico.
As colheitas serão intensificadas a partir desta semana, mas muitas lavouras ainda dependem de boa ocorrência de chuvas para garantir a boa produtividade. Os tratos culturais como aplicação de fungicidas e inseticidas prosseguem para que a sanidade das lavouras permita que a cultura tenha seu ciclo finalizado em boas condições para o sucesso da safra. (Ascom)