Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Águas de Confresa divulga nota sobre água com produtos químicos e radioativos

Substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes

10/03/2022 | 08:46

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Águas de Confresa divulga nota sobre água com produtos químicos e radioativos

Córrego Cacau de onde é retirada a água para tratamento

Foto: Reprodução

A concessionária Águas de Confresa, responsável pelo abastecimento de água e escoamento de esgoto no município, divulgou uma nota direcionada à imprensa, na qual desmente que haja presença de produtos químicos e/ou radioativos na água.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, a empresa assegurou que em nenhuma análise realizada durante o período compreendido entre 2018 e 2020 houve resultado em desacordo com os limites exigidos pelo Ministério da Saúde.

O caso:

Um relatório foi divulgado pelo Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde. Nele, constam resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento. No Brasil, os testes mostraram que a contaminação está presente na água da torneira de 763 cidades. Os testes foram realizados entre os anos de 2018 e 2020.

As substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes.

No Estado de Mato Grosso, além de Confresa, as cidades com contaminação são Cuiabá, Alto Garças, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Cáceres, Tangará da Serra, Arenápolis, Paranatinga, Campinápolis, Sorriso, Comodoro, Sinop, Marcelândia, Guarantã do Norte e Juína.

Veja a nota na íntegra:

A Águas de Confresa garante a qualidade da água distribuída para a população de Confresa. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. Entre os anos de 2018 e 2020, todos os resultados para o parâmetro ácidos haloacéticos estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria. 

A Águas de Confresa tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 44 amostras de água bruta (represas) e 26.960 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet