Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da prefeitura da Santa Cruz do Xingu

O relator, conselheiro Sérgio Ricardo, concluiu que houve cumprimento dos percentuais constitucionais e legais referentes à administração fiscal

14/03/2022 | 08:02 - Atualizada em 14/03/2022 | 09:26

Redação

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da prefeitura da Santa Cruz do Xingu

Foto: Reprodução

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu, por unanimidade, parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo de das prefeituras de Tapurah, São José do Rio Claro, ambas no Médio Norte, e também as de Novo São Joaquim, Santa Cruz do Xingu, referentes ao exercício de 2020.

O relator, conselheiro Sérgio Ricardo, concluiu que houve cumprimento dos percentuais constitucionais e legais referentes à administração fiscal e aos investimentos em saúde e educação, bem como nos repasses às câmaras. Em Santa Cruz do Xingu, a cidade na época foi gerida por Marcos de Sá até o mês de setembro, e após, por Maicol Soares.

Quanto a São José do Rio Claro, o conselheiro constatou que não foi aplicado limite mínimo constitucional na área de Educação, irregularidade gravíssima, contudo, foi atenuada em conformidade com a resolução de consulta 06/2021.  “Entendo que a resolução deve ser aplicada no caso concreto. Notadamente, em razão da pandemia, que ocasionou a suspensão das atividades escolares presenciais, foram diminuídas as despesas necessárias ao ensino”, explicou.

As contas anuais de governo não são julgadas pelo TCE, que avalia a gestão política dos chefes do Executivo e emite um parecer prévio para auxiliar no julgamento dos vereadores, responsáveis por aplicar eventuais sanções.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet