A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José do Xingu promoveu, na última quarta-feira (6), a avaliação sobre fluência em leitura de estudantes da Educação Infantil de 5 anos, 1°ano e 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. As escolas do distrito Santo Antônio do Fontoura também foram avaliadas.
A avaliação teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes.
A avaliação está voltada à identificação do nível de fluência leitora dos estudantes. Esta capacidade constitui-se na capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os alunos passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização.
A ação é promovida pela SEMED, por meio do Alfabetiza MT, e norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
Os resultados possibilitarão identificar o nível de leitura das crianças, de modo que atividades específicas possam ser implementadas para desenvolver a capacidade dos alunos.
A avaliação foi realizada nas escolas, de forma individual, com o tempo médio de aplicação em torno de 10 minutos.
Os resultados serão divulgados e socializados junto à rede estadual e, por adesão, da rede municipal, realizando assim discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados, bem como também acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos alunos da rede no seu processo de alfabetização e também formações para os professores da Educação Infantil 5 anos, 1°ano e 2° ano do ensino fundamental.