Sábado, 4 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Mais de 200 trabalhadores rurais, com participação da Gleba Carlos Pelicioli, ocupam Incra em Cuiabá

Eles cobram acesso aos processos referentes às áreas que ocupam, agilidade no cumprimento das medidas e criação de projetos de desenvolvimento sustentável, entre outros pontos

25/08/2022 | 09:16

G1

Mais de 200 trabalhadores rurais, com participação da Gleba Carlos Pelicioli, ocupam Incra em Cuiabá

Foto: Reprodução

Mais de 200 trabalhadores rurais ocuparam, nesta terça-feira (23), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá. A ação reúne mulheres, homens, jovens e crianças das quatro regiões do estado para cobrar por demandas das comunidades, como acesso aos processos referentes às áreas que ocupam, agilidade no cumprimento das medidas e criação de projetos de desenvolvimento sustentável, entre outros pontos.

Lideranças das famílias se reuniram com representantes do Incra e da Defensoria Pública para tratar das reinvindicações levantadas pela manifestação.

O movimento acontece durante a 2ª Semana de Resistência Camponesa realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Mato Grosso, com apoio de outras entidades do segmento, que acontece até esta sexta-feira (26).

Ao g1, o Incra informou, em nota, que todas as demandas devem ser atendidas em um prazo que varia de cinco a 15 dias.

"O Incra recebeu a pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, na qual solicitavam uma reunião para tratar do andamento de diversos processos. O responsável pela Conciliação Agrária comunicou aos trabalhadores a necessidade de desocupação do prédio, informando-os que, em caso de recusa, a PFE deverá entrar com ação de reintegração de posse”, disse.

O acampamento improvisado no estacionamento do instituto abriga sete assentamentos, sendo o Boa Esperança e União Recanto Cinco Estrelas, de Novo Mundo; Lote 10 e Renascer, de Nova Guarita; outro grupo chamado Renascer, mas localizado em Jaciara; Gleba Carlos Pelicioli, de Santa Terezinha; e Santa Rita, de Ribeirão Cascalheira.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet