Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Governo aguarda UFMT para nomear mil aprovados em concurso

Universidade Federal de Mato Grosso ainda finaliza testes de aptidão física em candidatos

27/08/2022 | 08:31

Mídia News

Governo aguarda UFMT para nomear mil aprovados em concurso

Candidatos do concurso, realizado em fevereiro

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) diz que está apenas aguardando a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) finalizar os trâmites do concurso da Segurança Pública para fazer nomeação de cerca de mil candidatos aprovados. 

A declaração foi dada durante entrevista nesta quinta-feira (25) ao programa Roda de Entrevista, da TV Cultura, na qual Mauro foi questionado sobre o déficit de profissionais na Polícia Militar e como pretendia reverter esse quadro. 

Destes mil nomes, 200 devem ser chamados para a Polícia Civil. O restante deverá ser dividido entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

“Nós já corrigimos, já fizemos um concurso. Nós contratamos a Universidade Federal de Mato Grosso, ela está finalizando os procedimentos”. 

“Assim que a Universidade Federal de Mato Grosso terminar isso e entregar a lista, nós vamos nomear em torno de mil novos profissionais para a Segurança Pública”, esclareceu o governador. 

A UFMT ainda está realizando testes de aptidão física em candidatos. 

Mendes aponta que a lentidão no processo de homologação do concurso se dá em razão dos contratempos que ocorreram durante os testes de aptidão física, nos quais alguns candidatos denunciaram irregularidades na última etapa do certame. 

“Todo concurso é muito disputado. Houve alguns questionamentos na segunda etapa”, ponderou Mendes. 

Como o documento contendo os candidatos classificados deve ser entregue pela UFMT, o governador não citou se as convocações ocorrerão ainda este ano, como era esperado. 

A legislação impede a nomeação de aprovados em concurso nos três meses anteriores à eleição.   

O concurso 

O concurso foi realizado no dia 20 de fevereiro deste ano. No dia 24, o Ministério Público Estadual recebeu diversas denúncias de irregularidades e pediu na Justiça que o certame fosse suspenso.  

No dia 19 de maio, o juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, suspendeu o concurso para as vagas de para escrivão e investigador da Polícia Civil em decorrência da negativa da UFMT em fornecer imagens do Teste de Aptidão Física (TAF). 

Já no dia 26 de maio, foi a vez do concurso para PM e Corpo de Bombeiros ser suspenso pelo juiz Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária, também requerendo a apresentação das filmagens feitas durante o TAF dos candidatos. 

Na data, o magistrado também determinou novo cronograma para realização dos testes. 

Atualmente, o concurso está em andamento, com alguns candidatos tendo recursos acolhidos e aguardando para realizar novo teste de aptidão física.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet