Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Superintendência Indígena visita a plantação de abacaxi de aldeias em Querência

O objetivo é de produzir 30 mil pés de abacaxi, sendo que no momento ele está com 11 mil pés

26/10/2022 | 08:20

Redação

Superintendência Indígena visita a plantação de abacaxi de aldeias em Querência

Foto: Reprodução

O Superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Agnaldo Santos, visitou as aldeias do baixo Xingu, do município de Querência. Com o intuito de conhecer e saber quais são as necessidades de cada aldeia, o Superintendente passou o dia visitando aldeias, assim podendo ver as demandas já realizadas e vendo as novas finalidades para ser efetuada.

Umas das aldeias visitadas é a aldeia Três Buritis, do cacique Tapi Kaiabi, onde tem a plantação de abacaxi e cana-de-açúcar. A aldeia tem como objetivo, de comercializar os seus produtos para fora, mas, a maior dificuldade que eles enfrentam no momento é a falta de estrada, assim dificultando o trafego para comercializar.

“É muito bonito ver o empenho da aldeia, saber o quanto eles estão crescendo é muito importante para mim. E participar dessa evolução e crescimento é uma honra”, contou o Superintendente Agnaldo.

Para o cacique Tapi, com a abertura da estrada facilitaria para que a aldeia possa fazer a comercialização do abacaxi. O Tapi ainda revelou que tem o objetivo de produzir 30 mil pés de abacaxi, sendo que no momento ele está com 11 mil pés.

“Com a abertura da estrada, vamos poder trabalhar muito mais, pois, o nosso objetivo é produzir 30 mil pés de abacaxi, assim gerando uma renda maior para nossa comunidade da aldeia Três Buritis”, afirmou cacique Tapi.

Durante a visita na aldeia, o cacique Tabi Kaiabi, agradeceu o Superintendente Indígena pelo trabalho que vem realizando nas comunidades indígenas de Mato Grosso.

“É muito bom saber que tem uma pessoa que luta com os indígenas. O primeiro Superintendente que sai da sua casa e vem conhecer a realidade dos indígenas”, exaltou o cacique.

É valido lembrar que a Superintendência Indígena de Mato Grosso, tem o total apoio da primeira-dama, Virgina Mendes, do secretário da Casa Civil, Rogério Gallo e do governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Outras aldeias também foram visitadas sendo elas; Ilha Grande, Tuiarare, Sol Nascente, Samauma, Moitará e a aldeia Rio mais 20.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet