Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até 30 de novembro em Confresa

A febre aftosa é altamente contagiosa, pode causar aftas e descasco do animal, além de deixar a carne imprópria para consumo

01/11/2022 | 11:48 - Atualizada em 01/11/2022 | 11:51

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até 30 de novembro em Confresa

Foto: Reprodução

A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa começou na terça-feira (1), e o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) espera vacinar 100% do rebanho do município de Confresa.

Em entrevista à redação do site Olhar Alerta, Rafael Vinicius, afirmou que o rebanho bovino e bubalino de todas as idades devem ser vacinados, os chamados “de mamando a caducando”.

As vacinas podem ser adquiridas na casa agropecuária da confiança do criador, e após a vacinação ser realizada, o Indea deve ser comunicado por meio do sistema via internet ou indo até a unidade, localizada na Rua JK, 141, no Centro de Confresa.

O produtor que não realizou a vacinação dentro do período será notificado pelo Indea e terá sua vacinação acompanhada, além de sofrer multa de 1 UPF-MT (unidade padrão fiscal do estado de Mato Grosso) por animal não vacinado. Já o produtor que vacinou e até o momento não realizou a comunicação ficará com a ficha do gado interditada administrativamente, sendo que após a comunicação será gerado bloqueio administrativo por mais 30 dias, sem multa.

A campanha segue até o dia 30 de novembro e a comunicação deve ser realizada até 12 de dezembro.

A doença:

A febre aftosa é altamente contagiosa, pode causar aftas e descasco do animal, além de deixar a carne imprópria para consumo. O maior problema, segundo Rafael, é o prejuízo econômico que a doença causa aos criadores.

A expectativa é que a doença seja erradicada até o ano de 2025. Nos últimos anos não houve nenhuma comunicação da doença na região.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet