Sábado, 4 de maio de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Antes de viagem, Mendes pede esforço contra aquecimento global

Governador desembarca no Egito nesta semana para a COP 27, Conferência da ONU

08/11/2022 | 06:49

Mídia News

Antes de viagem, Mendes pede esforço contra aquecimento global

O governador Mauro Mendes: "Brasil foi bombardeado injustamente"

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) cobrou, nesta segunda-feira (7), gestores de países uma “união de esforços” para conter o aquecimento global no mundo. 

Sem detalhar, Mendes disse parte de países que estabeleceram acordos passados para a aceleração de ações climáticas não foram cumpridas, mas que ficam “apontando o dedo” para o Brasil.  

A declaração ocorre a poucos dias antes da viagem de Mendes à cidade de Sharm El Sheikh, no Egito. No local, na próxima quinta-feira (10), inicia a participação de Mato Grosso na COP 27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. 

“Precisamos nos dar as mãos, porque conter o aquecimento global interessa a nós mato-grossenses. Preservar a nossa floresta amazônica interessa a nós brasileiros, porém o mundo precisa colaborar”, afirmou durante coletiva de imprensa no lançamento da obra da Ferrovia Estadual, em Rondonópolis. 

“Grande parte desses países precisam cumprir os acordos que eles estabeleceram nas diversas conferências e que a grande maioria não foi cumprida e ficam apontando o dedo para o Brasil, Mato Grosso e nosso agronegócio”, acrescentou. 

Segundo Mendes, o Brasil tem sigo “bombardeado injustamente” como País que desrespeita a legislações ambientais e supostamente não cumpre com os acordos estabelecidos em conferências. 

“Lamentavelmente, o Brasil foi bombardeado injustamente por uma parte da mídia e ons nacionais e internacionais. O Brasil é hoje um dos países uma das mais rigorosas leis ambientais do planeta. Um país que escreve no normativo legal que a Amazônia deve ser preservada em 80%”, disse. 

“Ao invés de elogiar isso e ajudar na preservação, muitos se colocam na crítica ostensiva”, completou. 

Atividades ilegais 

Apesar da fala rigorosa, Mendes admitiu que há “algumas pessoas” que desmatam ilegalmente, mas garantiu que o Estado está agindo para punir os criminosos. 

“Claro, algumas pessoas praticam atividades ilegais, mas o Governo de Mato Groso estamos e vamos combater essas atividades ilegais para preservar nossa imagem e do setor de produção agrícola de Mato Grosso”, disse.

Conforme dados publicados pelo MapBiomas em julho deste ano, Mato Grosso aparece como o terceiro Estado que mais apresenta área de floresta devastada no Brasil no ano passado. A perda, segundo o instituto, é de 189.880 ha, o que equivale a (11,5%) de área destruída.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet