Segunda-feira, 29 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

AL adia votação de PEC que pode por em risco previdência de MT

Deputados decidiram aguardar uma proposta sobre o assunto que será enviado pelo Governo do Estado

11/11/2022 | 07:59

Redação

AL adia votação de PEC que pode por em risco previdência de MT

Deputado afirmou que uma proposta deverá ser encaminhada à AL em até 30 dias

Foto: Reprodução

Os deputados estaduais adiaram, na quarta-feira (9), a votação da PEC 07/2022, que altera a taxação dos aposentados e pensionistas do Estado. A medida se deu, segundo o deputado estadual Max Russi (PSB), para aguardar que o Governo do Estado apresente uma nova proposta sobre o assunto. 

Conforme o texto de autoria de lideranças partidárias, que está em tramitação na Assembleia, ficarão isentos de contribuição previdenciária os aposentados e pensionistas do Estado que recebem até R$ 7 mil. 

A partir desse valor, o Estado começa a recolher uma contribuição previdenciária de 14% do salário. Atualmente, são isentos somente aposentados que ganham até R$ 3,3 mil. 

Segundo Max, tanto o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, quanto o secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, já conversaram com parlamentares. Conforme o deputado, ficou registrado que até o final de novembro um projeto será encaminhado para a Assembleia para que os deputados possam discutir. 

O Governo teme que a atual proposta "estrague" a reforma previdênciária feita em 2020 pela própria Assembleia, que visava acabar com um rombo bilionário na MT-Prev. 

“O Gallo falou que nos próximos 30 dias ia encaminhar uma proposta para a Assembleia. Esse é o melhor caminho, uma discussão junto com o Governo, com o estado, com os deputados", disse Russi. 

“Porque uma incerteza jurídica prejudicaria e muito os aposentados", acrescentou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet